Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785
Type: Monografia
Título : Educação financeira e presença dos pilares do pensamento computacional em atividades plugadas: uma revisão sistemática de literatura
Author: Cenci, Danuza
First advisor: Kist, Milton
metadata.dc.contributor.referee1: Reichert, Janice Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Corá, Élsio José
Resume: Neste trabalho apresentamos uma revisão sistemática de teses e dissertações contidas no banco de dados da Capes visando encontrar e avaliar atividades realizadas em sala de aula com estudantes da Educação Básica, explorando conceitos de Educação Financeira que utilizaram ferramentas digitais para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação buscou identificar a presença dos pilares do Pensamento Computacional nas atividades e quais foram desenvolvidos pelos estudantes durante a resolução. A pesquisa no banco de dados da Capes identificou trinta e três trabalhos que passaram pelo protocolo inicial da revisão sistemática resultando em seis trabalhos para leitura na íntegra. Desses seis trabalhos, quatro foram selecionados para análise por conterem o objeto de interesse dessa pesquisa e neles constatou-se que os pilares, os quais se baseia o Pensamento Computacional: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmo, estiveram presentes e contribuíram para o fortalecimento e compreensão de conceitos Educação Financeira.
Resumen : In this work, we present a systematic review of theses and dissertations contained in the Capes database, aiming to find and evaluate activities carried out in the classroom with Basic Education students, exploring concepts of Financial Education that used digital tools to assist in the teaching and learning process. The evaluation sought to identify the presence of the pillars of Computational Thinking in the activities and which were developed by the students during the resolution. The search in the Capes database identified thirty-three works that went through the initial systematic review protocol, resulting in six works for full reading. Of these six works, four were selected for analysis because they contained the object of interest of this research and in them it was found that the pillars, on which Computational Thinking is based: Decomposition, Pattern Recognition, Abstraction and Algorithm, were present and contributed to the strengthening and understanding of Financial Education concepts.
Palabras clave : Educação financeira
Economia
Educação básica
Tecnologias
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785
Fecha de publicación : 10-dic-2021
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CENCI.pdf707,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.