Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5786
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Scheffer, Nilce Fátima | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Petry, Vitor José | - |
dc.creator | Rodrigues, Giliade Gadiel | - |
dc.date | 2022-03-31 | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T11:51:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03 | - |
dc.date.available | 2022-08-04T11:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5786 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa aborda o tema, trigonometria e tecnologias digitais a partir da análise documental de artigos científicos presentes nos Anais do XIII ENEM-2019. Busca fazer um estudo quanto a: que conceitos de trigonometria explorados com tecnologias digitais são identificados, no nível Médio no período contemplado no XIII ENEM-2019, considerando conceituação, metodologias, tecnologias digitais e ambientes dinâmicos empregados? A metodologia da pesquisa utiliza-se da análise documental, que se ampara em aspectos quali-quantitativos, sua investigação se organiza a partir de três categorias: Utilização das tecnologias digitais para o ensino de trigonometria; Exploração e construção do círculo trigonométrico para o ensino de trigonometria; Exploração da trigonometria do triângulo retângulo para estabelecer as principais relações trigonométricas. Como resultados do estudo pode-se dizer que a trigonometria explorada no Ensino Médio volta-se principalmente para aplicações no triângulo retângulo e verificação de funções, a partir da exploração gráfica com software dinâmico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-08-03T17:22:42Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 471342 bytes, checksum: 95890380fa6960a2f1bf7fd64d63c1da (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-08-04T11:51:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 471342 bytes, checksum: 95890380fa6960a2f1bf7fd64d63c1da (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-04T11:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 471342 bytes, checksum: 95890380fa6960a2f1bf7fd64d63c1da (MD5) Previous issue date: 2022-03-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Trigonometria e tecnologias digitais: uma pesquisa nos artigos científicos publicados no XIII ENEM | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES.pdf | 460.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.