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Tipo: Monografia
Título: TDAH na educação básica: possíveis articulações entre o professor de matemática e o atendimento educacional especializado
Autor(es): Preto, Laura Ester Benedetti
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Primeiro membro da banca: Menoncini, Lucia
Segundo membro da banca: Cecco, Bruna Larissa
Resumo: A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso buscou identificar possíveis articulações entre os profissionais envolvidos com alunos diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em particular, os professores de Matemática e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto se delineou o problema de pesquisa como sendo: Como o professor de Matemática planeja suas atividades para alunos que possuem o TDAH? Baseado nisso, verificou-se as principais características desse transtorno, constatou-se como os professores planejam as suas atividades curriculares especificamente para os alunos diagnosticados com TDAH e se existe a articulação entre o professor de Matemática e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir disso, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório, se dividiu em duas etapas: a primeira dedicada à realização de um levantamento nas 16 escolas de Xanxerê/SC e que atendem alunos diagnosticados com TDAH do Ensino Fundamental II - anos finais e/ou Ensino Médio. Já a segunda etapa foi dedicada à aplicação de um questionário a: dez professores de Matemática; cinco professores do AEE da rede estadual do munícipio de Xanxerê/SC, e, uma psicóloga; em que se buscou compreender a importância do AEE, que recursos e práticas esses profissionais utilizam para o ensino de alunos diagnosticados com TDAH em sala de aula, e, sobretudo, constatar se existe uma colaboração para a realização de um planejamento mais amplo, diversificado e inclusivo. Ambas as etapas foram elaboradas de acordo com a revisão da literatura e do referencial teórico sobre o histórico da educação inclusiva no Brasil e a importância do planejamento para os alunos diagnosticados com transtornos, além de considerar os documentos curriculares nacionais. Na primeira etapa constatou-se que das 16 escolas da cidade de Xanxerê, apenas cinco, todas da rede estadual, possuíam em seu quadro o AEE e alunos diagnosticados com TDAH. Diante dessa realidade, a delimitação dos participantes desse estudo baseou-se nos profissionais atuantes dessas escolas. Correspondente à segunda etapa constatou-se que os professores de Matemática não apresentavam evidências de elaborarem seus os planejamentos em conjunto com o professor do AEE, ou seja, ausência de uma articulação, em desarmonia com o proposto em diversos documentos que norteiam a educação inclusiva. Com isso, através dos teóricos observou-se que é de extrema importância que a articulação entre esses profissionais seja constante no processo educativo, de modo a promover um planejamento mais adequado a todos os alunos diagnosticados. Com o caminho percorrido pela pesquisa, as análises realizadas demonstraram que é necessária a atenção na elaboração de planejamentos, utilizando-se de recursos didáticos e práticas pedagógicas que auxiliem os alunos diagnosticados com transtornos, caso contrário, situações poderão surgir que dificultem o processo de aprendizagem, como o TDAH. Com esse estudo, ressalta-se a necessidade de formações continuadas que aperfeiçoem os professores para a prática em sala de aula e que os auxiliem na elaboração de planejamentos vislumbrando a educação inclusiva.
Abstract/Resumen: The present end-of-course work research sought to identify possible articulations between professionals involved with students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), in private, mathematics teachers and teachers of Specialized Educational Services (SES). To this end, the research problem was outlined as: How does the mathematics teacher plan his activities for students who have ADHD? Based on this, it was verified the main characteristics of this disorder, how teachers plan their curricular activities specifically for students diagnosed with ADHD and if there is a connection between the mathematics teacher and the Specialized Educational Services (SES) teacher. Based on this, the qualitative exploratory research was divided into two stages: the first was dedicated to conducting a survey in the 16 schools in Xanxerê - Santa Catarina State that serve students diagnosed with ADHD in Elementary II - final years and/or High School. The second stage was dedicated to the application of a questionnaire to ten mathematics teachers, five teachers of the SES in the state network of the city of Xanxerê – Santa Catarina State, and a psychologist, in which we sought to understand the importance of the SES, what resources and practices these professionals use to teach students diagnosed with ADHD in the classroom, and, above all, to verify if there is a collaboration to carry out a broader, more diverse and inclusive planning. Both stages were developed according to the literature review and the theoretical reference on the history of inclusive education in Brazil and the importance of planning for students diagnosed with disorders, in addition to considering the national curriculum documents. In the first step it was found that of the 16 schools in the city of Xanxerê, only five, all from the state network, had the SES and students diagnosed with ADHD. Given this reality, the delimitation of the participants in this study was based on the professionals working in these schools. Corresponding to the second stage, it was found that the mathematics teachers did not show evidence of developing their planning together with the teacher of the SES, that is, the absence of an articulation, in disharmony with what is proposed in several documents that guide inclusive education. Thus, through the theorists it was observed that it is extremely important that the articulation between these professionals is constant in the educational process, in order to promote a more appropriate planning for all diagnosed students. With the path taken by the research, the analyses performed showed that it is necessary to pay attention to planning, using teaching resources and pedagogical practices that help students diagnosed with disorders; otherwise, situations may arise that hinder the learning process, such as ADHD. With this study, we emphasize the need for continued training to improve teachers' classroom practice and to assist them in developing plans for inclusive education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Matemática
Ensino e aprendizagem
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Atendimento Educacional Especializado
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5787
Data do documento: 9-Dez-2021
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