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dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Nogaro, Arnaldo-
dc.contributor.referee2Rosa, Maria Geralda Oliver-
dc.contributor.referee3Richit, Adriana-
dc.creatorPinheiro, Patricia do Amaral Guerreiro-
dc.date2022-08-
dc.date.accessioned2022-08-26T12:14:46Z-
dc.date.available2022-08-12-
dc.date.available2022-08-26T12:14:46Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5820-
dc.description.abstractWomen have been gaining space within the spheres of society, whether in the labor, educational or other different places. In this regard, this work is a dissertation submitted to the Stricto Sensu Interdisciplinary Master's Graduate Program in Human Sciences at UFFS – Campus Erechim, in the Research line of Education, Cultures and Contemporary Citizenship.The theme of the present study is oriented to emotional health and the work of teaching at the Stricto Sensu Graduate Programs in times of pandemic. As a result, the problem that guides this investigation aims to answer: what are the challenges related to emotional health and academic work, in the work activity of professor women of the Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS, as a consequence of the context experienced by the pandemic? Therefore, in order to qualify the support for professor women in a period of pandemic, the general objective of this study is to identify challenges related to emotional health and academic work, in the work activity of professor women of the Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS, as a result of the context experienced by the pandemic. In the theoretical foundation, we sought to emphasize where the interdisciplinarity study is, since there are not only aspects of the area of education, but of health, psychology and history, which are linked to each other. Regarding the methodological course, the study is a bibliographic and field research. The bibliographic research involved several authors, especially Cericato (2016), Dias (2009), Esteve (1999), Monteiro (2019), Morosini (2000), Pereira (2017) and Sousa e Lima (2021), whereas the field research, which is qualitative with a descriptive-interpretative approach, presented as a data collection instrument an online questionnaire with open and closed questions, directed to the professors of the sixteen Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS. Among the results obtained from the content analysis, it stands out the experiences of caring for professor in a context of adversity caused by the pandemic and a significant workload that caused discomfort among them. These experiences also led to reflections and proposals to better deal with situations involving remote teaching.pt_BR
dc.description.resumoA mulher vem ganhando espaço dentro dos âmbitos da sociedade seja no meio trabalhista, educativo ou em outros diversos lugares. Neste sentido, este trabalho trata-se de uma dissertação submetida para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas. A temática do presente estudo é orientada à saúde emocional e ao trabalho da docência na Pós-Graduação Stricto Sensu em tempos de pandemia. Em virtude disso, o problema que norteia esta investigação visa responder: quais os desafios relacionados à saúde emocional e ao trabalho acadêmico, na atividade laboral de mulheres docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS, como decorrência do contexto vivido pela pandemia? Diante disso, com o intuito de qualificar o amparo às mulheres docentes em um período de pandemia, o objetivo geral do estudo visa identificar desafios relacionados à saúde emocional e ao trabalho acadêmico, na atividade laboral de mulheres docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS, como decorrência do contexto vivido pela pandemia. Na fundamentação teórica buscou-se ressaltar onde reside a interdisciplinaridade do estudo, uma vez que não se tem apenas aspectos da área da educação, mas da saúde, da psicologia e da história, as quais conversam entre si. Em relação ao percurso metodológico, o estudo se enquadra enquanto uma pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de cunho bibliográfico envolveu diversos autores, com destaque a Cericato (2016), Dias (2009), Esteve (1999), Monteiro (2019), Morosini (2000), Pereira (2017) e Sousa e Lima (2021). Já a pesquisa de campo, que é de caráter qualitativo com enfoque descritivointerpretativo, apresentou como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário on-line com questões abertas e fechadas, direcionado às professoras dos dezesseis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS. Entre os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo, destacam-se as experiências de cuidado à docência em um contexto de adversidade provocado pela pandemia e uma significativa sobrecarga de trabalho que provocou um malestar entre as docentes. Estas vivências também levaram a reflexões e propostas para melhor lidar com situações envolvendo o ensino remoto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-08-24T11:52:08Z No. of bitstreams: 1 PINHEIRO.pdf: 1414069 bytes, checksum: b293f704c060d0a880631b739605a6b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-08-26T12:14:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINHEIRO.pdf: 1414069 bytes, checksum: b293f704c060d0a880631b739605a6b7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectPós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.subjectSaúde Emocionalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleSer mulher, docente e pesquisadora em programas de pós-graduação stricto sensu, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no cenário pandêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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