Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5820
Type: Dissertação
Título : Ser mulher, docente e pesquisadora em programas de pós-graduação stricto sensu, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no cenário pandêmico
Author: Pinheiro, Patricia do Amaral Guerreiro
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Nogaro, Arnaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Maria Geralda Oliver
metadata.dc.contributor.referee3: Richit, Adriana
Resume: A mulher vem ganhando espaço dentro dos âmbitos da sociedade seja no meio trabalhista, educativo ou em outros diversos lugares. Neste sentido, este trabalho trata-se de uma dissertação submetida para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas. A temática do presente estudo é orientada à saúde emocional e ao trabalho da docência na Pós-Graduação Stricto Sensu em tempos de pandemia. Em virtude disso, o problema que norteia esta investigação visa responder: quais os desafios relacionados à saúde emocional e ao trabalho acadêmico, na atividade laboral de mulheres docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS, como decorrência do contexto vivido pela pandemia? Diante disso, com o intuito de qualificar o amparo às mulheres docentes em um período de pandemia, o objetivo geral do estudo visa identificar desafios relacionados à saúde emocional e ao trabalho acadêmico, na atividade laboral de mulheres docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS, como decorrência do contexto vivido pela pandemia. Na fundamentação teórica buscou-se ressaltar onde reside a interdisciplinaridade do estudo, uma vez que não se tem apenas aspectos da área da educação, mas da saúde, da psicologia e da história, as quais conversam entre si. Em relação ao percurso metodológico, o estudo se enquadra enquanto uma pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de cunho bibliográfico envolveu diversos autores, com destaque a Cericato (2016), Dias (2009), Esteve (1999), Monteiro (2019), Morosini (2000), Pereira (2017) e Sousa e Lima (2021). Já a pesquisa de campo, que é de caráter qualitativo com enfoque descritivointerpretativo, apresentou como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário on-line com questões abertas e fechadas, direcionado às professoras dos dezesseis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS. Entre os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo, destacam-se as experiências de cuidado à docência em um contexto de adversidade provocado pela pandemia e uma significativa sobrecarga de trabalho que provocou um malestar entre as docentes. Estas vivências também levaram a reflexões e propostas para melhor lidar com situações envolvendo o ensino remoto.
Resumen : Women have been gaining space within the spheres of society, whether in the labor, educational or other different places. In this regard, this work is a dissertation submitted to the Stricto Sensu Interdisciplinary Master's Graduate Program in Human Sciences at UFFS – Campus Erechim, in the Research line of Education, Cultures and Contemporary Citizenship.The theme of the present study is oriented to emotional health and the work of teaching at the Stricto Sensu Graduate Programs in times of pandemic. As a result, the problem that guides this investigation aims to answer: what are the challenges related to emotional health and academic work, in the work activity of professor women of the Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS, as a consequence of the context experienced by the pandemic? Therefore, in order to qualify the support for professor women in a period of pandemic, the general objective of this study is to identify challenges related to emotional health and academic work, in the work activity of professor women of the Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS, as a result of the context experienced by the pandemic. In the theoretical foundation, we sought to emphasize where the interdisciplinarity study is, since there are not only aspects of the area of education, but of health, psychology and history, which are linked to each other. Regarding the methodological course, the study is a bibliographic and field research. The bibliographic research involved several authors, especially Cericato (2016), Dias (2009), Esteve (1999), Monteiro (2019), Morosini (2000), Pereira (2017) and Sousa e Lima (2021), whereas the field research, which is qualitative with a descriptive-interpretative approach, presented as a data collection instrument an online questionnaire with open and closed questions, directed to the professors of the sixteen Stricto Sensu Graduate Programs from UFFS. Among the results obtained from the content analysis, it stands out the experiences of caring for professor in a context of adversity caused by the pandemic and a significant workload that caused discomfort among them. These experiences also led to reflections and proposals to better deal with situations involving remote teaching.
Palabras clave : Docência
Ensino Superior
Mulher
Pós-Graduação Stricto Sensu
Saúde Emocional
Pandemia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5820
Fecha de publicación : ago-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PINHEIRO.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.