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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas que perpassam a compreensão do sistema monetário na educação especial: um estudo de caso no CAESP do município de Ponte Serrada - Santa Catarina
Autor(es): Sartori, Irma Tamanho
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Silva, Denise Knorst da
Terceiro membro da banca: Pasa, Barbara Cristina
Resumo: A pesquisa em pauta trata das “Práticas Pedagógicas que perpassam a compreensão do sistema monetário na Educação Especial: um estudo de caso no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) do município de Ponte Serrada - Santa Catarina”. As pessoas com deficiência intelectual, muitas vezes, são excluídas das práticas sociais, que envolvem o conhecimento e o uso do dinheiro, enlaçado a isso tomo, como questão de pesquisa: Quais práticas pedagógicas e estratégias referentes ao sistema monetário e ao uso do dinheiro, são utilizadas pelos docentes no CAESP de Ponte Serrada – SC, com os educandos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, que frequentam as turmas de Serviço de Atendimento Específico (SAE)? Na busca de resposta(s) para esta problemática, a pesquisa teve como objetivo geral: Investigar como os docentes que atuam no SAE do CAESP de Ponte Serrada – SC desenvolvem práticas pedagógicas com os educandos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, que possibilitem a aquisição de conhecimentos sobre sistema monetário e uso do dinheiro. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, constitui-se em um estudo de caso, sendo que a produção dos dados para a análise ocorreu por meio de entrevista com professoras e pelos registros em diário de campo da pesquisadora. A fundamentação teórica realizou-se por meio de estado de conhecimento, em que encontramos referências como: Miranda (2014), Viginheski (2017), Santos (2017) e Araujo (2012) e, posteriormente, buscamos apoio em autores como: D’Ambrósio (2005; 2006; 2009), Jannuzzi (2012), Pimenta (2012), Freire (1987,1992; 1996), Gasparin (2009), Sartori (2013), Libâneo (2018), Zatti (2017), Minayo (1993), Gamboa (2013), Gil (2008), Bardin (2016), Gerhardt e Silveira (2009), Triviños (1987; 2006), entre outros. A análise dos dados teve, como parâmetro, a contextualização do espaço da pesquisa, observando formas de mediação, desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas pelos sujeitos da pesquisa, consideração aos saberes empíricos e o conhecimento que os educandos possuem sobre conceitos matemáticos, sistema monetário e uso do dinheiro. A reflexão crítica da empiria deu-se embasada nos procedimentos da análise de conteúdo (Bardin, 2016). Do estudo, fica o reconhecimento da relevância de estratégias pedagógicas e de materiais didáticos utilizados na efetivação das atividades de ensino referentes à Educação Matemática, por meio do planejamento de ações que tenham aproximação com a Etnomatemática. Ao final do tratamento da empiria e da sua respectiva análise, elaboramos um projeto de intervenção junto aos docentes na instituição para ser desenvolvido no segundo semestre do ano de 2022, com isso, pretendemos contribuir com a ampliação de conhecimentos teóricos, que possam fortalecer ainda mais as práticas docentes no campo da Educação Especial com pessoas jovens, adultas e idosas com deficiência intelectual.
Abstract/Resumen: The research in question deals with the "Pedagogical Practices that permeate the understanding of the monetary system in Special Education: a case study at the Specialized Educational Service Center (CAESP) in the municipality of Ponte Serrada - Santa Catarina". People with intellectual disabilities are often excluded from social practices, which involve the knowledge and use of money, linked to this, I take as a research question: What pedagogical practices and strategies regarding the monetary system and the use of money, are used by professors at CAESP in Ponte Serrada – SC, with young, adult and elderly students with intellectual disabilities, who attend the Specific Assistance Service (SAE) classes? In the search for an answer(s) to this problem, the research had the general objective: To investigate how the teachers who work in the SAE of CAESP in Ponte Serrada - SC develop pedagogical practices with young, adult and elderly students with intellectual disabilities, which enable the acquisition of knowledge about the monetary system and the use of money. The research is part of a qualitative approach, it is a case study, and the production of data for the analysis took place through interviews with teachers and the records in the researcher's field diary. The theoretical foundation was carried out through the state of knowledge, in which we found references such as: Miranda (2014), Viginheski (2017), Santos (2017) and Araujo (2012) and, later, we sought support in authors such as: D' Ambrósio (2005; 2006; 2009), Jannuzzi (2012), Pimenta (2012), Freire (1987, 1992; 1996), Gasparin (2009), Sartori (2013), Libâneo (2018), Zatti (2017), Minayo ( 1993), Gamboa (2013), Gil (2008), Bardin (2016), Gerhardt and Silveira (2009), Triviños (1987; 2006), among others. Data analysis had, as a parameter, the contextualization of the research space, observing forms of mediation, development of different pedagogical practices by the research subjects, consideration of empirical knowledge and the knowledge that students have about mathematical concepts, monetary system and use of the Money. The critical reflection of the empirical was based on the procedures of content analysis (Bardin, 2016). From the study, there is the recognition of the relevance of pedagogical strategies and teaching materials used in the implementation of teaching activities related to Mathematics Education, through the planning of actions that are closer to Ethnomathematics. At the end of the treatment of the empirical and its respective analysis, we prepared an intervention project with the professors at the institution to be developed in the second half of the year 2022, with this, we intend to contribute to the expansion of theoretical knowledge, which can strengthen even more teaching practices in the field of Special Education with young, adult and elderly people with intellectual disabilities.
Palavras-chave: Educação Especial
Educação Matemática
Deficiência Intelectual
Sistema Monetário.
Práticas Pedagógicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5821
Data do documento: Jul-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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