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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.contributor.referee2Bampi, Susiane Maria-
dc.creatorFlorek, Paula Fátima-
dc.date2022-08-26-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:25:57Z-
dc.date.available2022-08-26-
dc.date.available2022-09-05T18:25:57Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5826-
dc.description.abstractThe present work consists of a research on the attribution of fairy tales for the integral development of children in the school context. It aims to reflect on the relevance of this type of children's literature for children in the early years of elementary school, with respect to the contexts of fantasy, imagination, and creation that fairy tales offer them. This research arises because of the importance of stories for child development and also for the formation of readers. Fairy tales, which are part of the vast field of children's literature, were chosen because they are stories that have crossed generations, have changed over time, and yet continue to delight children. The methodology used for this work involved a bibliographic research that comprised a literature review related to the proposed theme, which included the review of books, documents, and articles. The following fairy tales were also read and analyzed: “The Three Little Pigs” by Joseph Jacobs, “John and Mary” by the Brothers Grimm, and “The Ugly Duckling” by Hans Christian Andersen. The main authors used for the theoretical basis of this research were: Abramovich (1997), Bettelheim (2007), Coelho (2000), Corso and Corso (2006), Vigotski (2009), Wolf (2019), and Zilberman (2003). The results demonstrate the importance and relevance that children's literature has in children's lives because of fantasy, imagination, and creation. Fairy tales stand out in this regard because they are stories rich in these contexts, which further enhances their contribution to child development, to learning at school, and to the formation of readers. We conclude that, because it is an almost exclusively school stage, childhood needs fantasy, imagination, and creation, so that the child can build its own identity as a subject, to find its place in the world and to learn, and fairy tales have the necessary “tools” to help children in this process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a atribuição dos contos de fadas para o desenvolvimento integral das crianças dentro do contexto escolar. Tem o objetivo de refletir sobre a relevância deste tipo de literatura infantil para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com relação aos contextos de fantasia, de imaginação e de criação que os contos de fadas oferecem para as mesmas. Essa pesquisa surge por conta da importância das histórias para o desenvolvimento infantil e também para a formação de leitores. Foram escolhidos os contos de fadas, que fazem parte do vasto campo da literatura infantil, em função de serem histórias que atravessaram gerações, se modificaram ao longo do tempo, e mesmo assim continuam encantando o público infantil. A metodologia empregada para a realização deste trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica que compreendeu uma revisão da literatura relacionada ao tema proposto, o que incluiu a revisão de livros, documentos e artigos. Também foi realizada a leitura e a análise dos seguintes contos de fadas: “Os três porquinhos”, de Joseph Jacobs, “João e Maria”, dos Irmãos Grimm, e “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen. Os principais autores utilizados para o embasamento teórico desta pesquisa foram: Abramovich (1997), Bettelheim (2007), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Vigotski (2009), Wolf (2019) e Zilberman (2003). Os resultados demonstram a importância e a relevância que a literatura infantil tem na vida das crianças, por conta da fantasia, da imaginação e da criação. E os contos de fadas se destacam nesta questão por serem histórias ricas nesses contextos, o que acaba potencializando ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento infantil, para a aprendizagem na escola e para a formação de leitores. Conclui-se que, por ser uma etapa quase que exclusivamente escolar, a infância precisa do fantasiar, do imaginar e do criar, para que a criança possa construir sua própria identidade como sujeito, para encontrar seu lugar no mundo e para aprender, e os contos de fadas possuem as “ferramentas” necessárias para auxiliar as crianças neste processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-09-05T12:38:16Z No. of bitstreams: 1 FLOREK.pdf: 539372 bytes, checksum: 905395bef291b65c4af73903b885ec2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-09-05T18:25:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FLOREK.pdf: 539372 bytes, checksum: 905395bef291b65c4af73903b885ec2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T18:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLOREK.pdf: 539372 bytes, checksum: 905395bef291b65c4af73903b885ec2f (MD5) Previous issue date: 2022-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleFantasia, imaginação e criação: os contos de fadas no contexto da escolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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