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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fuzinatto, Cristiane Funghetto-
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Anelise Sertoli-
dc.contributor.referee1Paludo , Deise-
dc.contributor.referee2Treichel, Helen-
dc.creatorSilva, Leonardo Lorena da-
dc.date2022-08-17-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:30:11Z-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-09-05T18:30:11Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5828-
dc.description.abstractAssessing the possible environmental impacts in cases of accidents involving transportation of hazardous products is an important process for environmental protection and conservation. To carry out the activity of transporting dangerous products it is necessary to follow norms and legislations. In case of accidents, the transportation company must be aware of the environmental impacts that can be generated and implement measures to minimize them. The Action Plan, in areas of hazardous product transportation activity, is a document that simulates different scenarios in case of accidents and proposes immediate minimization measures. With this, the objective of the work was to define a study stretch (Passo Fundo/RS to Erechim/RS), characterize it, simulate two different scenarios involving accidents with hazardous products, evaluate the environmental impacts generated through the Leopold Interaction Matrix, and propose an Action Plan to minimize these impacts. Therefore, pertinent norms and legislations were presented, as well as the characterization of the dangerous product (Asphalt Emulsion for Priming), the correct identification of the vehicles that transport this product, the mandatory documents required during inspections, the minimum environmental emergency kit that must be stored in the vehicle, and a summary of the environmental licensing process at the state level. The scenario considered to have the greatest impact was the one that simulated the leak of the dangerous product in direct contact with water resources, generating water contamination, a source of extreme importance for the survival of living beings. An Action Plan was proposed to minimize the environmental impacts generated, as well as the identification of the main products/equipment needed to perform the services.pt_BR
dc.description.resumoAvaliar os possíveis impactos ambientais em casos de acidentes com transporte de produtos perigosos é um importante processo para a proteção e conservação ambiental. Para exercer a atividade de transporte de produtos perigosos é necessário seguir normativas e legislações. Em casos de acidentes, a empresa transportadora deve ter conhecimento dos impactos ambientais que podem ser gerados e com isso, implementar medidas para minimizá-los. O Plano de Ação, em âmbitos da atividade de transporte de produto perigoso, é um documento que simula diferentes cenários em casos acidentais e propõe medidas imediatas de minimização. Com isso, o objetivo do trabalho foi definir um trecho de estudo (Passo Fundo/RS a Erechim/RS), caracterizá-lo, simular dois diferentes cenários envolvendo acidente com produto perigoso, avaliar os impactos ambientais gerados através da Matriz de Interação de Leopold e propor um Plano de Ação para minimizar esses impactos. Para tanto, foram apresentadas normativas e legislações pertinentes, bem como, a caracterização do produto perigoso (Emulsão Asfáltica para Imprimação), a correta identificação dos veículos transportadores desse produto, os documentos obrigatórios solicitados perante fiscalizações, o kit de emergência ambiental mínimo que deve estar armazenado no veículo e um resumo do processo de licenciamento ambiental a nível estadual. O cenário considerado como de mais impacto foi o que simulou o vazamento do produto perigoso em contato direto com recurso hídrico, gerando contaminação da água, fonte de extrema importância para sobrevivência dos seres vivos. Um Plano de Ação foi proposto para minimizar os impactos ambientais gerados, bem como, a identificação dos principais produtos/equipamentos necessários para efetuar os serviços.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-09-02T13:27:05Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2771235 bytes, checksum: 9598ec3a049ed7789304cba604b94c4b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-09-05T18:30:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2771235 bytes, checksum: 9598ec3a049ed7789304cba604b94c4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T18:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2771235 bytes, checksum: 9598ec3a049ed7789304cba604b94c4b (MD5) Previous issue date: 2022-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAções emergenciaispt_BR
dc.subjectDanos ambientaispt_BR
dc.subjectMitigação de impactos ambientaispt_BR
dc.subjectTransporte de produtos perigosospt_BR
dc.titleTransporte de emulsão asfáltica para imprimação: avaliação de impactos ambientais e proposta de plano de ação em casos de acidentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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