Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5837
Tipo: Monografia
Título: Estudo de viabilidade de implantação de uma usina de compostagem de resíduos sólidos urbanos em um município de médio porte
Autor(es): Sasso, Maicon Zampiron
Primeiro Orientador: Fuzinatto, Cristiane Funghetto
Primeiro coorientador: Korf, Eduardo Pavan
Primeiro membro da banca: Treichel, Helen
Segundo membro da banca: Silva, Luciana da
Resumo: Neste trabalho, foi apresentado uma possibilidade de alteração da destinação dos resíduos orgânicos do município de Erechim – RS através da implantação de uma usina de compostagem. Para isso, utilizou-se a ferramenta OrganEcs-Compost V3.1 da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, que forneceu como resultados o valor de investimento inicial, as despesas operacionais, o fluxo de resíduos e o fluxo de caixa operacional para um sistema de compostagem utilizando aeração forçada. A partir disso, concluiu-se que a instalação é viável do ponto de vista econômico, tendo a possibilidade de venda do composto gerado e o direcionamento de gastos de envio dos resíduos orgânico ao aterro sanitário para a construção e operação de uma usina de compostagem no município, além de ganhos ambientais e sociais e de servir como incentivo para outros municípios a adotarem medidas secundárias para a gestão de seus resíduos gerados.
Abstract/Resumen: In this work, a possibility was presented to change the destination of organic waste in the municipality of Erechim – RS through the implementation of a composting plant. For this, the tool OrganEcs-Compost V3.1 of the United States Environmental Protection Agency was used, which provided the results of the initial investment value, operating expenses, waste flow and operating cash flow for a composting system using forced aeration. From this, it was concluded that the installation is viable from an economic point of view, with the possibility of selling the generated compost and directing the expenses of sending organic waste to the landfill for the construction and operation of the composting plant in the municipality, in addition to environmental and social gains and to serve as an incentive for other municipalities to adopt secondary measures for the waste generated.
Palavras-chave: Análise de viabilidade econômica
Tratamento de resíduos orgânicos
Valorização de resíduos
Ferramenta OrganEcs
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5837
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SASSO.pdf867,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.