Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, Gian Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4766564A0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Yamazaki, Ricardo Key-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764096T1pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Velani, Valdemir-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4707942D6pt_BR
dc.creatorBorges, Marizete-
dc.date2015-07-06-
dc.date.accessioned2017-06-29T16:04:11Z-
dc.date.available2017-06-29-
dc.date.available2017-06-29T16:04:11Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/583-
dc.description.abstractThis work consists in preparing two proposals for interdisciplinary lessons, Natural Sciences, aimed at high school, to work the light and energy concepts from the photosynthesis generator theme. This work results from undergraduate course of “Interdisciplinar em Educação no Campo, Ciências da Natureza e Agrárias, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul”, and life experiences as a student of its undergraduate course. There have been theoretical foundations as the conceptions of Rural Education, generator theme and interdisciplinarity. Proposals for interdisciplinary lessons were drawn from the research of the sciences involved in generator theme "photosynthesis" and the identification of relationships between the contents in development. We elaborated a concept map and a lesson plan for each proposal, both of which can be developed as a sequence or independently. Different levels of complexity can be explored within the photosynthesis generator theme enabling the integration of disciplines, such as biology, physics and chemistry. The concepts of light and energy were essential to the interrelationship between the topics from these areas and go deep in knowledge of such phenomena involved. The systematic of this work made possible the construction of a model for the implementation of educational activities based on content concepts and interdisciplinary proposals.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na elaboração de duas propostas de aulas interdisciplinares, de Ciências da Natureza, voltadas ao Ensino Médio, para trabalhar os conceitos de luz e energia, a partir do tema gerador fotossíntese. A realização deste trabalho resulta das proposições do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Laranjeiras do Sul, e das experiências vivenciadas como acadêmica deste curso. Têm-se como fundamentos teóricos as concepções da Educação do Campo, tema gerador e interdisciplinaridade. As propostas de aulas interdisciplinares foram elaboradas a partir da seleção de conteúdos de Física, Química e Biologia intrínsecos ao tema gerador “fotossíntese” e respectiva identificação da relação existente entre os mesmos para desenvolvimento do assunto. Elaborou-se um mapa conceitual e um plano de aula de cada proposta, sendo que ambas podem ser desenvolvidas como uma sequência ou de forma independente. Diferentes níveis de complexidade podem ser explorados dentro do tema gerador fotossíntese possibilitando a integração das áreas do saber, como Biologia, Física e Química. Conceitos de luz e energia foram fundamentais para a inter-relação dos conceitos específicos dessas áreas e o conhecimento aprofundado dos fenômenos envolvidos com o tema. A sistemática do trabalho possibilitou a construção de um modelo para a execução das atividades de ensino de um conteúdo baseado em conceitos e propostas de interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-06-29T14:08:39Z No. of bitstreams: 1 BORGES.pdf: 907635 bytes, checksum: 38717985a89f46ddab49134006e8c1d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-29T16:04:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORGES.pdf: 907635 bytes, checksum: 38717985a89f46ddab49134006e8c1d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-29T16:04:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORGES.pdf: 907635 bytes, checksum: 38717985a89f46ddab49134006e8c1d9 (MD5) Previous issue date: 2015-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectFotossíntespt_BR
dc.subjectLuz e energiapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleAbordagem interdisciplinar no ensino de ciências da natureza: os conceitos de luz e energia a partir do tema gerador fotossíntesept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORGES.pdf886,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.