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Tipo: Dissertação
Título: A violência obstétrica como discursividade a ser combatida
Autor(es): Flores, Carolina Aita
Primeiro Orientador: Ferreira, Eric Duarte
Primeiro membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Segundo membro da banca: Russo, Jane Araujo
Terceiro membro da banca: Prigol, Valdir
Resumo: Em 2019, o Ministério da Saúde emitiu um despacho em que recomendava a abolição da expressão “violência obstétrica” de seus documentos oficiais, alegando não haver consenso quanto ao seu significado e que a expressão não teria valor. Este posicionamento, que estava embasado em pedidos de instituições médicas, como o Conselho Federal de Medicina, segue na contramão de iniciativas nacionais e internacionais de reconhecimento da violência obstétrica. O corpo da mulher é o locus onde se materializa a violência obstétrica. O corpo feminino sempre foi alvo de interesse da medicina e, desde sua dessacralização com o advento da medicina moderna e da anatomopatologia, pode-se explorá-lo em nome da ciência. A medicina se reveste do discurso da ciência para prescrever o que é melhor para a mulher, desde a gestação até a parturição. O médico, em nosso olhar, lembra aspectos do soberano, exercendo seu poder sobre os corpos através de estratégias de regulação e controle de corpos individuais, bem como de gerenciamento do ser humano enquanto espécie. O gesto de interdição da palavra, por parte do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, constitui o objeto discursivo deste trabalho. Nossos objetivos são: apresentar elementos que poderiam compor uma genealogia da obstetrícia para compreender como a vontade de saber/poder permitiu a consolidação da obstetrícia como especialidade em um contexto histórico que culminou com uma nova forma de poder: o biopoder; investigar a compreensão de Foucault a respeito das relações entre discurso e ordem, a partir das quais ele pensa sobre procedimentos de exclusão ligados ao campo do saber e elabora a noção de “interdição” do/no discurso; analisar como é formulado o gesto de interdição da palavra, por parte do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, e de que modo essa formulação aponta para as relações entre discurso, poder, saber médico e governamentalidade. Nosso referencial teórico-metodológico está embasado na perspectiva foucaultiana, entrelaçada com autores da Análise de Discurso franco-brasileira. Em nossas análises, percebemos um alinhamento ideológico entre a medicina tradicional hegemônica, representada pelo Conselho Federal de Medicina e a retórica bolsonarista, representada pela gestão atual do Ministério da Saúde. Identificamos uma formação discursiva anticientificista, por parte do Conselho Federal de Medicina que também se associa ao discurso negacionista bolsonarista. Em nossa opinião, o gesto de abolição da expressão “violência obstétrica” se deu como uma tentativa de silenciamento das discussões sobre o assunto, posto que a assistência obstétrica brasileira está inserida em um contexto mais amplo de guerra cultural. Nesse sentido, a violência obstétrica foi eleita, tanto pelos representantes da medicina hegemônica, quanto pelo Ministério da Saúde, como a inimiga a ser abatida. Na insuficiência do silenciamento por aniquilação linguística, postulamos que a atribuição do rótulo “histeria” à temática da violência obstétrica e às suas porta-vozes foi outra tentativa de desqualificação do debate sobre o assunto.
Abstract/Resumen: In 2019, the Ministry of Health issued an order in which it recommended the abolition of the expression “obstetric violence” from its official documents, claiming that there was no consensus as to its meaning and that the expression would have no value. This position, which was based on requests from medical institutions, such as the Federal Council of Medicine, goes against national and international initiatives to recognize obstetric violence. The woman's body is the locus where obstetric violence materializes. The female body has always been a target of interest in medicine and, since its desacralization with the advent of modern medicine and anatomopathology, it can be explored in the name of science. Medicine uses the discourse of science to prescribe what is best for women, from pregnancy to parturition. The doctor, in our view, remembers aspects of the sovereign, exercising his power over bodies through strategies of regulation and control of individual bodies, as well as the management of the human being as a species. The gesture of interdiction of the word, by the Ministry of Health and the Federal Council of Medicine, constitutes the discursive object of this work. Our objectives are: to present elements that could compose a genealogy of obstetrics to understand how the will to know/power allowed the consolidation of obstetrics as a specialty in a historical context that culminated in a new form of power: biopower; to investigate Foucault's understanding of the relations between discourse and order, from which he thinks about exclusion procedures linked to the field of knowledge and elaborates the notion of “interdiction” of/in discourse; to analyze how the gesture of interdiction of the word is formulated by the Ministry of Health and the Federal Council of Medicine, and how this formulation points to the relations between discourse, power, medical knowledge and governmentality. Our theoreticalmethodological framework follows the Foucauldian approach connected with authors of the French-Brazilian Discourse Analysis. In our analyses, we perceive an ideological alignment between the hegemonic traditional medicine, represented by the Federal Council of Medicine and the Bolsonarist rhetoric, represented by the current management of the Ministry of Health. We identified an anti-science discursive formation, on the part of the Federal Council of Medicine, which is also associated with the Bolsonarist negationist discourse. In our opinion, the gesture of abolishing the expression “obstetric violence” took place as an attempt to silence discussions on the subject, since Brazilian obstetric care is inserted in a broader context of cultural war. In this sense, obstetric violence was elected, both by the representatives of hegemonic medicine and by the Ministry of Health, as the enemy to be slaughtered. In the absence of silencing by linguistic annihilation, we postulate that the attribution of the label “hysteria” to the theme of obstetric violence and its spokespersons was another attempt to disqualify the debate on the subject.
Palavras-chave: Análise do discurso
Linguagem
Violência obstétrica
Medicina clínica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5853
Data do documento: 18-Ago-2022
Nível: Mestrado
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