Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lago, Ivann Carlos-
dc.contributor.referee1Rotta, Edemar-
dc.contributor.referee2Machado, Neusete Rigo-
dc.creatorFogolari, Neiva-
dc.date2022-08-04-
dc.date.accessioned2022-10-05T12:16:50Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-05T12:16:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5856-
dc.description.abstractThe present work consists of an investigation supported by the debate on political culture and its relationship with development, taking the school as an object of study; institution that, in addition to having a relationship of reciprocal influence with culture, also has, among its attributions, the formation for citizenship. The focus of the investigation was the analysis of the concepts of citizen and citizenship that guide these schools, as a condition to understand how the school interferes in the culture and in the political behavior of the citizens, assuming this behavior as an important and necessary factor for the development.The research was carried out with schools in the municipality of Cerro Largo (RS), through interviews that were carried out with the managers of these institutions and the analysis of institutional documents. At the end of the research, we present a detailed analysis of the process of formation for citizenship, carried out by the schools studied and its interference in the composition of the political culture; the relationship between this political culture and the patterns of political behavior of citizens; the correlations between such behavior patterns and local development.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma investigação amparada no debate sobre a cultura política e sua relação com o desenvolvimento, tomando a escola como objeto de estudo; instituição que, além de possuir com a cultura uma relação de influência recíproca, tem ainda, entre suas atribuições, a formação para a cidadania. O foco da investigação foi a análise das concepções de cidadão e de cidadania que orientam essas escolas, como condição para compreender de que forma a escola interfere na cultura e no comportamento político dos cidadãos, assumindo-se esse comportamento como um fator importante e necessário ao desenvolvimento. A pesquisa foi empreendida junto às escolas do município de Cerro Largo/RS, através de entrevistas que foram realizadas com os gestores dessas instituições e do estudo de documentos institucionais. Ao final da pesquisa, foi apresentada uma análise detalhada do processo de formação para a cidadania realizado pelas escolas estudadas e sua interferência na composição da cultura política; da relação entre essa cultura política e os padrões de comportamento político dos cidadãos; das correlações entre tais padrões de comportamento e o desenvolvimento local. Constatou-se que há ciência, por parte dos gestores, do papel fundamental da escola na formação do cidadão, o que também consta nos documentos escolares, porém a instituição escolar não tem conseguido desempenhar com êxito sua função. Verificou-se, ainda, que, segundo os entrevistados, predomina no município uma cultura política pouco ativa, de pouca participação na vida política da comunidade e de iniciativas em prol do desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-09-23T18:16:14Z No. of bitstreams: 1 FOGOLARI.pdf: 1148993 bytes, checksum: dab5f233dcce1566489973d71caf9584 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-05T12:16:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FOGOLARI.pdf: 1148993 bytes, checksum: dab5f233dcce1566489973d71caf9584 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-05T12:16:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOGOLARI.pdf: 1148993 bytes, checksum: dab5f233dcce1566489973d71caf9584 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCidadãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCultura política, educação e desenvolvimento: uma análise da atuação das escolas de Cerro Largo/RS, no processo de formação para a cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOGOLARI.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.