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dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Coan, Cherlei Marcia-
dc.contributor.referee1Andreis, Adriana Maria-
dc.contributor.referee2Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee3Copatti, Carina-
dc.creatorÁvila, Paloma Navarezi de-
dc.date2022-07-27-
dc.date.accessioned2022-10-07T12:52:41Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-10-07T12:52:41Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5861-
dc.description.abstractThe activities proposed in the Science textbooks of the final years of elementary school constituted the object of study of this work, in order to analyze the formative contributions of the activities present in the Science textbooks of the final years of elementary school, as a path to teaching by investigation. From the collection of textbooks used in the public education system of Paraná, the statements of the proposed activities were investigated, in order to verify which of them are close to the boundaries of teaching by investigation. As methodological procedures, discursive textual analysis was used, used in qualitative research from Moraes (2003), to deepen the understanding of the information collected, which were theoretically based by the authors: Carvalho (2013); Sasseron (2013); Zompero and Laburú (2016). From these analyses, it was possible to observe that, in the four volumes of textbooks, there are few activities that are close to teaching by investigation, thus limiting the expansion of school research and the development of activities by students. Many statements are directed to the content seen, leaving the student to follow only what is proposed, without openings for expansion of school research and data collection in order to obtain more specific results. The results obtained indicate the need to deepen the activities of the textbooks so that the students practice investigation methods, mainly, considering the insertion of statements for the activities in a more emphatic way. So that the activities meet the possibilities of developing both the work together of the teacher and the student, as well as the student alone.pt_BR
dc.description.resumoAs atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental constituíram o objeto de estudo deste trabalho, a fim de, analisar as contribuições formativas das atividades presentes nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, enquanto caminho para o ensino por investigação. A partir da coleção de livros didáticos utilizada na rede pública de ensino do Paraná, investigou-se os enunciados das atividades propostas, a fim de, verificar quais destas apresentam proximidade com as delimitações do ensino por investigação. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a análise textual discursiva, empregada em pesquisas qualitativas a partir de Moraes (2003), para aprofundar a compreensão das informações coletadas que, foram embasadas teoricamente pelos autores: Carvalho (2013); Sasseron (2013); Zompero e Laburú (2016). Destas análises foi possível observar que, nos quatro volumes de livros didáticos, encontram-se poucas atividades com proximidade ao ensino por investigação, limitando dessa maneira a ampliação das pesquisas escolares e do desenvolvimento das atividades pelos alunos. Muitos enunciados são direcionados ao conteúdo visto, deixando o aluno seguir apenas o que lhe é proposto, sem aberturas para expansão de pesquisas escolares e, coleta de dados com o objetivo de obter resultados mais específicos. Os resultados obtidos indicam a necessidade em aprofundar as atividades dos livros didáticos para que os alunos pratiquem métodos de investigações, principalmente, considerando a inserção de enunciados para as atividades de maneira mais enfática. De modo que, as atividades venham de encontro às possibilidades de desenvolver tanto o trabalho em conjunto do professor e aluno, quanto apenas do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-09-08T12:39:34Z No. of bitstreams: 1 ÁVILA.pdf: 784249 bytes, checksum: 14f6c4f9c4cae7053b9597fbf9dd014f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-07T12:52:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ÁVILA.pdf: 784249 bytes, checksum: 14f6c4f9c4cae7053b9597fbf9dd014f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-07T12:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ÁVILA.pdf: 784249 bytes, checksum: 14f6c4f9c4cae7053b9597fbf9dd014f (MD5) Previous issue date: 2022-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino por investigação em atividades presentes nos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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