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Tipo: Monografia
Título: Contribuições da iniciação científica na formação do administrador: um estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Autor(es): Pereira, Carine Muller
Primeiro Orientador: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Primeiro membro da banca: Ajala, Roberto Schuster
Segundo membro da banca: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
Resumo: A iniciação cientifica (IC) é reconhecida nas universidades como uma atividade acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação, em diversas áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de um projeto de pesquisa com a finalidade de produzir conhecimento. A IC é uma importante ferramenta que possibilita aos bolsistas adquirir experiências acadêmicas e profissionais, assim como estimula ações de transformação na sociedade. Não difere para o futuro profissional da administração, tendo em vista que a participação em projetos de pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. A partir disso, este trabalho tem por objetivo identificar as contribuições da política de iniciação científica na formação profissional dos acadêmicos do curso da Administração da UFFS, Campus Cerro Largo. Quanto a abordagem metodológica utilizada, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, e em relação aos procedimentos técnicos classifica-se como um estudo documental, de caso e de campo. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada junto a gestores de pesquisa da instituição, professores orientadores de IC, alunos graduandos bolsistas e egressos bolsistas. Como resultados deste estudo, as competências e habilidades adquiridas com a participação em projetos podem ser aplicadas não somente aos que querem seguir na pesquisa, mas são aplicáveis dentro da empresa e na vida pessoal, todos os agentes envolvidos convergem com as competências que vão além das práticas que a pesquisa proporciona, mas do que está por detrás, habilidades intrínsecas.
Abstract/Resumen: Scientific initiation (IC) is recognized in universities as an academic activity developed by undergraduate students, in several areas of knowledge, from the development of a research project with the purpose of producing knowledge. The IC is an important tool that enables scholarship holders to acquire academic and professional experiences, as well as encourages transformational actions in society. It does not differ for the future professional of the administration, considering that the participation in research projects can contribute to the development of competences, abilities and attitudes. From this, this work aims to identify the contributions of the scientific initiation policy in the professional training of academics of the Administration course at UFFS, Campus Cerro Largo. As for the methodological approach used, it is characterized as a qualitative research, and in relation to the technical procedures it is classified as a documentary, case and field study. Data collection took place through a semi-structured interview with the institution's research managers, IC mentoring professors, scholarship students and graduates. As a result of these studies, the competences and skills acquired with the participation in projects can be applied not only to those who want to continue in the research, but are applicable within the company and in their personal lives, all the agents involved converge that the competences go beyond practices what the research provides, but what is behind it, intrinsic abilities.
Palavras-chave: Administração
Ensino superior
Pesquisa
Pesquisa científica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5898
Data do documento: 2022
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