Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Denise Medianeira Mariotti-
dc.contributor.referee1Gioveli, Izabel-
dc.contributor.referee2Waldow, Micheli dos Santos-
dc.creatorBoesing, Deise Camila-
dc.date2022-03-15-
dc.date.accessioned2022-10-17T14:06:07Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-17T14:06:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5903-
dc.description.abstractAgriculture went through an atypical period, starting in 2019 and extending until 2021 with a considerable number of Covid cases. The family farming sector was one of the sectors that had the greatest difficulties and that has been trying to adapt by creating mechanisms to be able to sell its production, thus supporting families that depend on the sale of organic food. In this context, this study sought to identify how family farmers began to market their products at organic fairs or other virtual means, and whether the consumption of these products increased or decreased with the advancement of the COVID-19 pandemic. For this, the following general objective was defined: to identify the changes that occur in the consumption of organic producers during the pandemic, according to the perception of family farmers who sell products through fairs or other virtual means in Rio Grande do Sul. In view of this, the advance of organic production was described, covering the world scenario and the effects of the pandemic on organic markets, adaptation of Brazilian family farming in the face of the pandemic situation and the modern marketing dynamics created to dispose of the production of organic products from the family farming. For that, we opted for the descriptive methodology, presenting a qualitative character to analyze the data referring to the information coming from the family farmers. Among the main results, it was evident that the organic market has a high growth trend, since the production of organic becomes beneficial for family farmers, even not participating in government programs, due to the desire of consumers to buy, since that health and care for the environment are the factors that most matter and influence when buying this food.pt_BR
dc.description.resumoA agricultura passou por um período atípico, iniciado no ano de 2019 e se estendendo até o ano de 2021 com um número considerável de casos de Covid. O setor da agricultura familiar foi um dos setores que teve as maiores dificuldades e que vem buscando se adaptar criando mecanismos para poder escoar sua produção, sustentando assim as famílias que dependem da venda de alimentos orgânicos. Neste contexto, esse estudo procurou identificar de que forma os agricultores familiares passaram a comercializar seus produtos em feiras orgânicas ou em outros meios virtuais, e se o consumo destes produtos aumentou ou diminuiu com o avanço da pandemia da COVID-19. Para isso, definiu-se o seguinte objetivo geral: identificar as mudanças que ocorrem no consumo de produtor orgânicos durante a pandemia, conforme percepção dos agricultores familiares que comercializam produtos por meio de feiras ou outros meios virtuais no Rio Grande do Sul. Diante disso, descreveu-se o avanço da produção orgânica, abrangendo o cenário mundial e os efeitos da pandemia nos mercados de orgânicos, adaptação da agricultura familiar brasileira perante a situação pandêmica e as dinâmicas modernas de comercialização criadas para escoar a produção de orgânicos oriundos da agricultura familiar. Para tanto, optou-se pela metodologia descritiva, apresentando caráter qualitativo para analisar os dados referentes às informações oriundas dos agricultores familiares. Ente os principais resultados, ficou evidente que, o mercado de orgânicos possui alta tendência de crescimento, visto que a produção de orgânicos se torna benéfica para os agricultores familiares, mesmo não participando de programas governamentais, devido ao desejo de compra dos consumidores, uma vez que a saúde e o cuidado com o meio ambiente são os fatores que mais importam e influenciam na hora da compra deste alimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-09-20T01:04:16Z No. of bitstreams: 1 BOESING.pdf: 654519 bytes, checksum: d2a554c669df4bdcacb8da3485cde5c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-17T14:06:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOESING.pdf: 654519 bytes, checksum: d2a554c669df4bdcacb8da3485cde5c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T14:06:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOESING.pdf: 654519 bytes, checksum: d2a554c669df4bdcacb8da3485cde5c8 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectComércio agrícolapt_BR
dc.titleConsumo de alimentos orgânicos no Rio Grande do Sul: uma análise da percepção dos agricultores familiares a respeito de dois períodos, antes e durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOESING.pdf639,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.