Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5911
Tipo: Monografia
Título: Uma análise da gestão de pessoas de quatro empresas, listadas entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo Guia VOCÊ S/A
Autor(es): Justen, Fabiane Back
Primeiro Orientador: Ajala, Roberto Schuster
Primeiro membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Segundo membro da banca: Scherer, Luciana
Resumo: A gestão de pessoas tem se tornado essencial para as organizações, sendo o capital humano o fator indispensável para as empresas alcançarem os resultados, gerando uma vantagem competitiva. Diante disso, o objetivo do estudo é identificar as práticas de gestão de pessoas adotadas por quatro empresas, listadas entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo Guia VOCÊ S/A. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde foi utilizada como procedimento técnico a pesquisa documental, onde os dados foram coletados por meio dos relatórios, código de conduta, site das organizações, revista e outros sites, sendo organizados e armazenados no LibreOffice Writer, após isto, para analisar e interpretar as informações foi utilizado a análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, fica evidente que as organizações administram adequadamente os seus colaboradores, proporcionando o crescimento da carreira na organização, atribuindo recompensas e benefícios para atrair e reter talentos, capacitando os funcionários para o seu desenvolvimento profissional e pessoal e se preocupando com segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores. Estas práticas geram satisfação e motivação dos colaboradores, influenciando no clima organizacional da organização. Desenvolvendo uma cultura organizacional baseada nas pessoas, comunicação, confiança, respeito, inovação e o negócio, estes valores tendem a direcionar os colaboradores para alcançar os objetivos das empresas. Além disso, as organizações atribuem uma liderança democrática e eficiente, onde o líder tende a incentivar os colaboradores a serem empreendedores trazendo sugestões de inovações e recompensando-os pela ideia, ouvir a equipe, respeitar os colaboradores e impor uma comunicação eficaz, promovendo um ambiente de trabalho harmônico. Diante disso, as organizações se preparam constantemente para competir no mercado em que atuam.
Abstract/Resumen: La gestión de personas se ha vuelto fundamental para las organizaciones, siendo el capital humano el factor indispensable para que las empresas logren resultados, generando una ventaja competitiva. Por tanto, el objetivo del estudio es identificar las prácticas de gestión de personas adoptadas por cuatro empresas, catalogadas entre las mejores empresas para trabajar en Brasil por la guía VOCÊ S/A. Por eso, se realizó una investigación descriptiva, con enfoque cualitativo, donde se utilizó como procedimiento técnico la investigación documental, donde los datos fueron recolectados a través de informes, código de conducta, sitio web de las empresas, revista e otros sitios, siendo organizados y almacenados en el LibreOffice Writer, posteriormente para analizar e interpretar la información se utilizó el análisis de contenido. De los resultados obtenidos se evidencia que las organizaciones gestionan adecuadamente a sus empleados, proporcionando crecimiento de carrera en la organización, atribuyéndoles recompensas y beneficios para atraer y retener talento, capacitando a los empleados para su desarrollo profesional y personal y se preocupándose por la seguridad, salud y bienestar de los empleados. Estas prácticas generan satisfacción y motivación en los empleados, influyendo en el clima organizacional de la organización. Desarrollando una cultura organizacional basada en las personas, la comunicación, la confianza, el respeto, la innovación y el negocio, estés valores tienden a encaminar a los empleados al logro de los objetivos de la empresa. Además, las organizaciones atribuyen un liderazgo democrático y eficiente, donde el líder tiende a incentivar a los empleados a ser emprendedores trayendo sugerencias de innovaciones y recompensándolos por la idea, escuchando al equipo, respetando a los empleados y imponiendo una comunicación efectiva, promoviendo un ambiente de trabajo armonioso. Delante de eso, las organizaciones se preparan constantemente para competir en el mercado en el que operan.
Palavras-chave: Administração de recursos humanos
Cultura organizacional
Liderança
Vantagem competitiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5911
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSTEN.pdf438,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.