Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5912
Tipo: Monografia
Título: Estratégias de marketing digital adotadas na rede social Instagram: um estudo das Lojas Renner e Riachuelo
Autor(es): Wruck, Geane Danieli
Primeiro Orientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fabricio Costa de
Segundo membro da banca: Ajala, Roberto Schuster
Resumo: Em virtude da pandemia do Covid-19, percebeu-se um crescimento do marketing nas plataformas digitais, sendo incorporado às estratégias de parte das empresas. Assim, o presente trabalho objetivou analisar as estratégias de marketing digital adotadas pelas empresas do setor de comércio de vestuário, Lojas Renner e Riachuelo, na rede social Instagram. No que se refere à metodologia, a pesquisa é classificada como aplicada, descritiva, e de abordagem qualitativa, com o período de realização do estudo do dia 01 de outubro de 2021 até 31 de dezembro de 2021, em que se buscou dados dos anos de 2020 e 2021 do objeto de análise, o qual foram as páginas do Instagram das Lojas Renner e Riachuelo. A análise de dados empregada foi qualitativa, de observação, com uma análise de conteúdo. Quanto aos resultados, foi perceptível que as estratégias de marketing digital usadas pelas Lojas Renner e Riachuelo foram Hashtag, Marketing de Conteúdo, Marketing de Influência, Pesquisa On-line, Publicidade On-line, Collab, Influenciadora Virtual, e as estratégias de Realidade Aumentada e Flash Mob foram utilizadas somente pela Lojas Renner e apenas pela Loja Riachuelo, respectivamente. Na comparação das estratégias de marketing digital, verificou-se que, as estratégias de Hashtag e Marketing de Conteúdo foram semelhantes entre as marcas, pois foram empregadas em todos os trimestres observados. A estratégia de Flash Mob foi adotada somente pela Loja Riachuelo, e a estratégia de Realidade Aumentada foi empregada apenas pela Lojas Renner. A estratégia de Marketing de Influência foi adotada em todo o período pela Loja Riachuelo, enquanto a Lojas Renner passou a adotá-la somente após o 2º trimestre de 2020. As estratégias de Pesquisa On-line e Publicidade On-line foram encontradas simultaneamente em ambas as marcas. Na estratégia de Collab, a Lojas Renner adotou ininterruptamente desde o 2º trimestre de 2020 até o 3º trimestre de 2021, enquanto a Loja Riachuelo adotou-a em momentos dispersos. E, a estratégia de Influenciadora Virtual foi adotada pela Lojas Renner no início de 2021, enquanto a Loja Riachuelo adotou no final de 2021. Em relação ao formato de conteúdo que mais prevaleceu entre as divulgações, na Lojas Renner foi os stories, e na Loja Riachuelo foi a imagem, o que diferenciou as empresas estudadas. Quanto à frequência de publicações, percebeu-se que as marcas diversificaram os dias em que realizaram postagens, o que garantiu a consistência de comunicação.
Abstract/Resumen: Due to the Covid-19 pandemic, there was a growth in marketing in digital platforms, being incorporated into the strategies of part of the companies. Thus, this work aimed to analyze the digital marketing strategies adopted by companies in the clothing trade sector, Lojas Renner and Riachuelo, on the social network Instagram. With regard to the methodology, the research is classified as applied, descriptive, and qualitative, with the period of study from October 1, 2021 to December 31, 2021, in which data from the years 2020 and 2021 of the object of analysis were sought, which were the Instagram pages of Lojas Renner and Riachuelo. The data analysis used was qualitative, observation, with a content analysis. As for the results, it was noticeable that the digital marketing strategies used by Lojas Renner and Riachuelo were Hashtag, Content Marketing, Influencer Marketing, Online Search, Online Advertising, Collab, Virtual Influencer, and Augmented Reality and Flash Mob strategies were used only by Lojas Renner and only by Riachuelo Store, respectively. In the comparison of digital marketing strategies, it was found that the Strategies of Hashtag and Content Marketing were similar among the brands, because they were employed in all quarters observed. The Flash Mob strategy was adopted only by the Riachuelo Store, and the Augmented Reality strategy was used only by Lojas Renner. The Influencer Marketing strategy was adopted throughout the period by the Riachuelo Store, while Lojas Renner began to adopt it only after the second quarter of 2020. Online Search and Online Advertising strategies were found simultaneously in both brands. In Collab's strategy, Lojas Renner adopted it uninterruptedly from the 2nd quarter of 2020 to the third quarter of 2021, while Loja Riachuelo adopted it at scattered moments. And, the Virtual Influencer strategy was adopted by Lojas Renner in early 2021, while the Riachuelo Store adopted it at the end of 2021. Regarding the format of content that most prevailed among the disclosures, in Lojas Renner was the stories, and in the Riachuelo Store was the image, which differentiated the companies studied. As for the frequency of publications, it was noticed that the brands diversified the days in which they made posts, which ensured a consistency of communication.
Palavras-chave: Marketing on-line
Internet
Redes sociais
Moda
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5912
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRUCK.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.