Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5918
Tipo: Monografia
Título: Plano de negócio: proposta para loja de varejo de moda plus size na cidade de São Luiz Gonzaga-RS
Autor(es): Santos, Lílian da Silva
Primeiro Orientador: Ajala, Roberto Schuster
Primeiro membro da banca: Scherer, Luciana
Segundo membro da banca: Oliveira, Fabricio Costa de
Resumo: O mercado de plus size é uma área em que está em acessão e tem cerca de 6% de faturamento ao ano de acordo com a associação brasileira de vestuário (Abravest) dados apresentados pelo serviço de brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae,2016). É um mercado amplo e cheio de possibilidades já que as mulheres não querem mais ser taxadas ou deixadas de fora da moda por conta de seus corpos e juntamente e com o movimento body positive contribui para este mercado, que visa a auto-aceitação corporal, fazendo que as pessoas aceitem seu corpo do jeito que é (Glamour, 2018). Este estudo tem como tema proposto um plano de negócio para abertura de uma loja de varejo de moda plus size na cidade de são Luiz Gonzaga RS. Tem como meta desenvolver um plano de negócio de uma loja de roupas plus na cidade de São Luiz Gonzaga-RS e realizar a análise de mercado, desenvolver um plano de marketing, definir o plano operacional, elaborar o plano financeiro e desenvolver cenários e avaliação estratégica. Este estudo justifica-se a reforçar e praticar todo o ensino instruído a acadêmica na universidade ao longo dos anos e para a empresa visa analisar a viabilidade através do plano de negócio sobre a possível abertura de uma loja de varejo na cidade de São Luiz Gonzaga, sendo a primeira loja especializada em plus size na cidade. A metodologia deste estudo pode ser classificada quanto sua finalidade como uma pesquisa básica. Os procedimentos utilizados para obtenção dos dados ocorreram por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário em mulheres que se consideram plus size, foi desenvolvido um questionário, com a intenção de identificar as características do público alvo da pesquisa, bem como identificar seus hábitos de compra, e seus gosto de moda e dificuldade em comprar roupas acima do tamanho 44.Dornelas (2012) considera o plano de negócios uma ferramenta de gestão que pode ajudar o empreendedor a tornar seu empreendimento em realidade, se o mesmo for feito de maneira lógica e racional como um bom administrador. E pode perceber que ao analisar este plano e sua projeção com receitas, custos e despesas, foi possível perceber o negócio é viável e com grandes chances de ser bem sucedido e acolhido pelas futuras clientes do município.
Abstract/Resumen: The plus-size Market is an area in great access, with about 6% of revenue per year according to the Brazilian clothing association (Abravest) and presented by the Brazilian service to support micro and small companies (SEBRAE, 2016). It is a wide market and full of possibilities since women no longer want to be taxed or left out of fashion because of their bodies and together with the body-positive movement, it contributes to this market, which aims at body selfacceptance, making women people accept their body the way it is (GLAMOUR, 2018). This study proposes a business plan for opening a plus size fashion retail store in the city of São Luiz Gonzaga-RS. Its goal is to develop a business plan for a plus clothing store in the city of São Luiz Gonzaga-RS and carry out market analysis, develop a marketing plan, define the operational plan, prepare the financial plan and develop scenarios and strategic evaluation. This study is justified to reinforce and practice all the academic education at the university over the years and for the company it aims to analyze the feasibility through the business plan on the possible opening of a retail store in the city of São Luiz Gonzaga, being the first store specializing in plus size in the city. The methodology of this study can be classified as to its purpose as basic research. The procedures used to obtain the data occurred through bibliographic research and application of a questionnaire to women who consider themselves plus size, a questionnaire was developed, with the intention of identifying the characteristics of the target audience of the research, as well as identifying their habits of purchase, and their taste in fashion and difficulty buying clothes over 44.Dornelas (2012) considers the business plan a management tool that can help the entrepreneur to turn his enterprise into reality if it is done logically and rationally as a good administrator. And you can see that when analyzing this plan and its projection with revenues, costs, and expenses, it was possible to perceive the business is viable and with great chances of being successful and welcomed by future customers of the municipality.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Moda
Varejo
São Luiz Gonzaga, RS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5918
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS01.pdf921,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.