Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5922
Type: Monografia
Title: Marketing digital na pandemia de Covid-19: um estudo de caso em um supermercado da Região das Missões - RS
Author: Juchniewski, Tallita
First advisor: Botelho, Louise de Lira Roedel
metadata.dc.contributor.referee1: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
metadata.dc.contributor.referee2: Barth, Enise
Resume: As estratégias de marketing via internet são o foco do marketing digital, onde as organizações e os consumidores buscam interação total nos seus relacionamentos, proporcionando uma troca de informação que seja ágil, personalizada e dinâmica. Com a crise causada pela Covid-19, houve uma transformação digital no varejo, o qual se tornou uma prioridade para que os negócios continuassem funcionando. Nesse momento, a adoção de estratégias de marketing se torna muito importante para estruturação econômica e sobrevivência das empresas. O presente estudo teve como objetivo identificar quais estratégias de marketing digital são usadas pelo supermercado Alfa localizado na Região das Missões - RS e como estas estratégias trouxeram resultados benéficos para a organização no período da pandemia de Covid-19. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. Os dados usados no presente estudo consistem em secundários e primários. Os dados secundários foram coletados na rede social Instagram do supermercado, por meio dos posts do feed, para identificar os tipos de estratégias de marketing digital que estão sendo usadas em suas postagens e visando identificar mudanças de comportamento em relação a utilização da mesma no período da pandemia. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, que consistiu em identificar quais estratégias de marketing digital que o gestor do supermercado está usando. Também foi feita a coleta dos dados financeiros referentes aos resultados operacionais da empresa, antes e durante a pandemia da covid-19, sendo coletados apenas os indicadores de variação nas vendas, físicas e on-line. As estratégias de marketing digital utilizadas pelo gestor, são: Publicidade on-line, Marketing de Conteúdo, as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, YouTube, Marketing viral e Pesquisa on-line. As maiores porcentagens de volume de vendas identificadas, foram: em relação ao volume de vendas físicas, dezembro de 2019 com 21%, sendo no período pré-pandêmico, e dezembro de 2020 com 28%, sendo no período pandêmico. Em relação ao volume de vendas on-line, outubro de 2019 com 29%, sendo o período pré-pandêmico, e março de 2020 com 284%, sendo o período pandêmico. As estratégias de marketing digital que se destacaram foram: as redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, Publicidade online e o Marketing viral. Por fim, para aprimorar a discussão sobre o tema, sugere-se que seja realizada uma pesquisa no período pós-pandemia, com o intuito de observar se as estratégias utilizadas continuam sendo as mesmas ou se haverá uma mudança em relação a utilização delas, comparando os diferentes períodos.
Abstract: Internet marketing strategies are the focus of digital marketing, where organizations and consumers seek total interaction in their relationships, providing an exchange of information that is agile, personalized and dynamic. With the crisis caused by covid -19, there was a digital transformation in retail, which became a priority for the business to continue operating. At this moment, the adoption of marketing strategies becomes very important for the economic structuring and survival of companies. The present study aimed to identify which digital marketing strategies are used by the Alfa supermarket located in Região das Missões - RS and how these strategies have brought beneficial results to the organization during the covid-19 pandemic period. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, being a case study. The data used in the present study consist of secondary and primary data. Secondary data were collected on the supermarket's Instagram social network, through feed posts, to identify the types of digital marketing strategies that are being used in their posts and to identify changes in behavior in relation to their use during the period of pandemic. Primary data were collected through a semi-structured interview, which consisted of identifying which digital marketing strategies the supermarket manager is using. The collection of financial data referring to the company's operating results, before and during the covid-19 pandemic, was also collected, only the indicators of variation in sales, physical and online. The digital marketing strategies used by the manager are: Online Advertising, Content Marketing, Facebook, Instagram and WhatsApp social networks, YouTube, Viral Marketing and Online Search. The highest percentages of sales volume identified were: in relation to physical sales volume, December 2019 with 21%, being in the pre-pandemic period, and December 2020 with 28%, being in the pandemic period. Regarding the volume of online sales, October 2019 with 29%, being the pre-pandemic period, and March 2020 with 284%, being the pandemic period. The digital marketing strategies that stood out were: the social networks Instagram, Facebook and WhatsApp, Online Advertising and Viral Marketing. Finally, to improve the discussion on the subject, it is suggested that a survey be carried out in the post-pandemic period, in order to observe if the strategies used remain the same or if there will be a change in relation to their use, comparing the different periods.
Keywords: Marketing on-line
Comércio eletrônico
Vendas
COVID-19
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5922
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCHNIEWSKI.pdf651.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.