Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Fabio-
dc.creatorDelane, Janaina-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2022-10-17T16:10:22Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-17T16:10:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5930-
dc.description.abstractThis course conclusion work intends to identify and analyze the role of the house of prayer for the preservation of the cultural traditions of the Guarani Mbya indigenous people, investigating the history of customs cultivated until today in this territory. The research was carried out in the Indigenous Land of Mangueirinha, in the village of Guarani Palmeirinha do Iguaçu, located in the municipality of Chopinzinho PR. We identified evidence that spirituality has been changing over time, which includes the prayer house and its rituals in general. In this sense, the main focus of the research was to understand how faith in their customs contributed to the permanence of the Guarani Mbya culture to the present day. Thus, the work sought to understand, through the methodology of interviews in Oral History, how the Guarani Mbya culture is present in the faith and spirituality of this indigenous people today. From this, it is clear that spirituality remains alive despite all the transformations that have taken place within the Guarani Mbya culture itself. Finally, with the research we were able to conclude that, even with so many cultural changes brought about by the non-indigenous society, the prayer house contributed to the permanence of the Guarani Mbya identity and culture, presenting itself as a religious place of resistance and cultural preservation.pt_BR
dc.description.abstractkova’e tembiapo ma curso py ojejapo va’e oikuapota rã mba’exapa opy’i re omomba he’ỹ aguã teko regua aỹ peve ojejapo va’e apy kova’e tekoa re. Kova’e pesquisa ma ojejapo Terra Indígena Mangueirinha py, tekoa Guaraní Palmeirinha do Iguaçu py, kova’e tekoa ma opyta Municipio de Chopinzinho re. Roexa va’e ma ojeroviaa ovave ovy ko’ẽ nhavõ ara nhavõ, mba’exa pa opy’i rupi mba’emo’i oĩ va’e ha’e javi. Ha’e ramivy ma, pesquisa gui ojejapo va’e ma oikuapota aguã mba’exapa ojeroviaa ojapopy oiko ra’e, okanhy he’ỹ aguã aỹ peve. Ha’e ramivy ma, kova’e tembiapo ma oexapota rã, entrevista ojejapo ma ramo mba’e he’ipa ra’e, teko re ijayvu ma ramo Guaraní Mbya rekopa mba’exa teripa oĩa, aỹ peve mba’exapa ojejapo ra’e ojeroviaa rupi ikuai aguã. Ha’e rire ma,jaexa va’e rã ma ojerovia ma aỹ peve imbaraete teri hekovia ovy teĩ peteĩ teko rami he’ỹ ramo jepe Mbya reko py katuve ma ikuai teri aỹ peve. Opa vy ma, pesquisa py jaikuaa rã ma,ovave ovy teĩ aema Teko Jurua kuery mba’emo rei py ogueruve teĩ aema, opy’i ma oexauka mbaraetea opa he’ỹa Mbya rami ijekuauka aguã, ha’e py ma imarae’ỹ va’e ha’e tekove mbaraetea ha’e tekove me’ẽa.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso pretende identificar e analisar o papel da casa de reza para a preservação das tradições culturais do povo indígena Guarani Mbya, investigando a história dos costumes cultivados até hoje nesse território. A pesquisa foi desenvolvida na Terra Indígena de Mangueirinha, na aldeia Guarani Palmeirinha do Iguaçu, localizada no Município de Chopinzinho PR. Identificamos evidências de que a espiritualidade vem se modificando através dos tempos, o que inclui a casa de reza e seus rituais de modo geral. Nesse sentido, o foco principal da pesquisa foi entender como a fé nos seus costumes colaborou para a permanência da cultura Guarani Mbya até os dias atuais. Dessa maneira, o trabalho buscou entender, através da metodologia de entrevistas da História Oral, como a cultura Guarani Mbya se encontra presente na fé e na espiritualidade desse povo indígena na atualidade. A partir disso, percebe-se que a espiritualidade se mantém viva mesmo com todas as transformações ocorridas dentro da própria cultura Guarani Mbya. Por fim, com a pesquisa pudemos concluir que, mesmo com tantas mudanças culturais trazidas pela sociedade não-indígena, a casa de reza contribuiu para a permanência da identidade e da cultura Guarani Mbya, se apresentando como um local religioso de resistência e preservação cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-09-28T17:40:51Z No. of bitstreams: 1 DELANE.pdf: 1458524 bytes, checksum: 27d1b08296bc519fecd04b6240dae4de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-17T16:10:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DELANE.pdf: 1458524 bytes, checksum: 27d1b08296bc519fecd04b6240dae4de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T16:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DELANE.pdf: 1458524 bytes, checksum: 27d1b08296bc519fecd04b6240dae4de (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.subjectOração (Religião)pt_BR
dc.subjectChopinzinho (PR)pt_BR
dc.titleA importância da casa de reza “Opy’i para a permanência da identidade dos indígenas guarani na aldeia Palmeirinha do Iguaçu (PR): t.i Mangueirinhapt_BR
dc.title.alternativeIporã va'e ma Opy'i jarekoa nhamombaraete aguã ojexakuaa mbya rami tekoa Palmeirinha do Iguaçu PY ikuai va'ept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELANE.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.