Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5938
Tipo: Monografia
Título: A representação social do pardo e o ensino de ciências sociais: um debate a partir das publicações da Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais
Autor(es): Santos, Fatima Aparecida Mendes dos
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Bem, Daniel Francisco de
Segundo membro da banca: Rebello, Maurício Michel
Resumo: O trabalho presente tem por objetivo refletir, problematizar e dialogar sobre a presença ou ausência dos debates ligados à formação identitária da população parda com o ensino de CiênciasSociais, por meio das contribuições da revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Para arguição do nosso objeto de pesquisa, partimos a priori de um resgate histórico-sociológico para que possamos compreender as contradições, as tensões e nuanças com as quais nos deparamos no presente e que interferem diretamente na temática. Este trabalho encontra-searticulado em quatro momentos importantes, sendo eles: primeiro, o resgate histórico do conceito de raça, assim como sua desmistificação. O segundo momento refere-se à formação da sociedade brasileira, partindo dos pressupostos de que a nação brasileira é composta, sobretudo, por três grandes grupos, as populações autóctones, as populações oriundas do continente africano e as populações europeias. O terceiro momento diz respeito à escolha da metodologia, a qual é uma revisão bibliográfica, baseada na abordagem qualitativa, que articula estratégia de pesquisa que leva em conta o referencial teórico e a análise realizada na revista de divulgação científica Cadernos da ABECS. Por fim, o nosso quarto momento é a apresentação dos principais resultados encontrados, em que podemos dizer que a revista possui um grande potencial para contribuir no debate sobre a formação da identidade parda, uma vez que ela tem se pautado nas reflexões do ensino de Ciências Sociais a partir da materialidade da sala de aula, ou seja, discussões reais que contribuem com a formação de uma consciência crítica e participativa, formação de identidades, desigualdades etc., interligadas com discussões teóricas. Entretanto, a temática da identidade racial do pardo é um tema que ainda se apresenta de forma embrionária, efêmera e ausente no que diz respeito à participação do Ensino das Ciências Sociais para o aprofundamento teórico que fundamenta esta pesquisa. Diante do constatado, concluímos que as discussões raciais no objeto eleito e analisado, principalmente, no que se refere à construção de uma identidade parda ou à construção de uma consciência racial é uma temática ausente, apesar de sua eminência na área do Ensino da Ciências Sociais. Levando em consideração a relevância desse espaço para produção intelectual e divulgação de trabalhos docentes e de discentes, com esta pesquisa, sustentamos algumas contribuições conceituais e teóricas para romper com as entranhas divergentes da compreensão da identidade negra e o papel das populações autoidentificadas pardas para a consolidação dessa identidade negra na sociedade brasileira.
Abstract/Resumen: The present work aims to reflect, problematize and dialogue about the presence or absence of debates related to the identity formation of the brown population with the teaching of Social Sciences, through the contributions of the journal Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. To discuss our object of research, we started a priori from a historicalsociological rescue in order to understand the contradictions, tensions, and nuances with which we are faced in the present and which directly interfere in the theme. This work is articulated in four important moments: first, the historical rescue of the concept of race, as well as its demystification. The second moment refers to the formation of the Brazilian society, based on the assumptions that the Brazilian nation is composed of three major groups: the indigenous populations, the populations from the African continent, and the European populations. The third moment concerns the choice of methodology, which is a bibliographic review, based on the qualitative approach, which articulates a research strategy that takes into account the theoretical referential and the analysis carried out in the scientific journal Cadernos da ABECS. Finally, our fourth moment is the presentation of the main results found, in which we can say that the journal has a great potential to contribute to the debate about the formation of brown identity, since it has been based on the reflections of the teaching of Social Sciences from the materiality of the classroom, i.e., real discussions that contribute to the formation of a critical and participatory consciousness, formation of identities, inequalities, etc., interconnected with theoretical discussions. However, the theme of racial identity of brown people is a theme that is still embryonic, ephemeral, and absent when it comes to the participation of Social Science Teaching for the theoretical deepening that underlies this research. In view of the findings, we conclude that the racial discussions in the object elected and analyzed, especially regarding the construction of a brown identity or the construction of a racial consciousness is an absent theme, despite its eminence in the area of Social Science Teaching. Taking into consideration the relevance of this space for intellectual production and dissemination of work by teachers and students, with this research we support some conceptual and theoretical contributions to break through the divergent guts of the understanding of black identity and the role of self-identified brown populations for the consolidation of this black identity in Brazilian society.
Palavras-chave: Docência
Relações Étnico-raciais
Emancipação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5938
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf683,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.