Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neitzel, Odair-
dc.contributor.referee1Gaboardi, Ediovani Antônio-
dc.contributor.referee2Marangon, Márcio Luís-
dc.creatorGaio, Clodomir Jardel-
dc.date2022-08-16-
dc.date.accessioned2022-10-20T19:20:42Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-20T19:20:42Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5951-
dc.description.abstractThe present work is analytical hermeneutic research, in which it is intended to understand or at least interpret the possibility of the development of self-government from the German Bildung. The theme is based on human formation, a subject that permeates our existence, being the ballast of education. In the quest to understand how Bildung operates, the formative context of the young Wilhelm Meister, main character of Bildugsroman, (novel of formation) was approached, interpreting his experiences and correlating with the possibility of a universal formation. In understanding how human formation occurs, there was an articulation between the concepts of educability and perfectibility, which are inseparable elements of Bildung. In addition, the work brings a peculiar question, approaching a possible idea of the development of natural capacities, which Goethe calls talent. In short, the research proved to be an important reflection on the need to understand oneself, to situate oneself in reality and to be a protagonist of one's own life story, exercising one's reason publicly, seeking to understand what are their faculties and potentialities so that you can be a tuned note, in the music score of their life, and therefore in the symphony of the world.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, é uma pesquisa de cunho hermenêutico analítico, no qual pretende-se a partir da obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1796) de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), compreender ou ao menos interpretar a possibilidade do desenvolvimento do autogoverno a partir da Bildung alemã. O tema está alicerçado na formação humana, assunto que permeia a nossa existência, sendo o lastro da educação. Na busca por entender como a Bildung opera, foi abordado o contexto formativo do jovem Wilhelm Meister, personagem principal do Bildugsroman, (romance de formação), interpretando suas experiências e correlacionando com a possibilidade de uma formação universal. Na compreensão de como ocorre a formação humana, houve uma articulação entre os conceitos de educabilidade e perfectibilidade, os quais são elementos indissociáveis da Bildung. Ademais a obra traz uma questão peculiar, abordando uma possível ideia de desenvolvimento de capacidades naturais, que Goethe denomina de talento. Em suma, a pesquisa mostrou-se uma reflexão importante sobre a necessidade de compreender a si mesmo, situar-se na realidade e ser um sujeito protagonista de sua própria história de vida, exercendo sua razão publicamente, buscando entender quais são suas faculdades e potencialidades para que possas ser uma nota afinada, na partitura da música de sua vida, e por conseguinte na sinfonia do mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-06T18:14:17Z No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 803982 bytes, checksum: bc3cd730bb2087b7d707c21738058558 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-20T19:20:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 803982 bytes, checksum: bc3cd730bb2087b7d707c21738058558 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T19:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 803982 bytes, checksum: bc3cd730bb2087b7d707c21738058558 (MD5) Previous issue date: 2022-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWilhelm Meisterpt_BR
dc.subjectBildung alemãpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.titleA bildung alemã e a formação humana para a autonomiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAIO.pdf785,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.