Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Seemann, Vanessa-
dc.creatorVieira, Charine-
dc.date2022-08-23-
dc.date.accessioned2022-10-21T12:53:21Z-
dc.date.available2022-09-27-
dc.date.available2022-10-21T12:53:21Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5967-
dc.description.abstractThe research “Educational Daily Life in Early Childhood Education: New Challenges and Different Views” aims to identify and analyze teachers' conceptions about the pedagogical practices present in the Favinhos de Mel Early Childhood School, thus seeking reflections on relationships in the school's daily life. In this way, the research problem arises: "How do Early Childhood Education teachers characterize the pedagogical daily life with very young children?". In order to respond to this problem of the study, the methodology was based on a qualitative approach, with bibliographic and field research. The bibliographic research had as sources: books, articles, theses, dissertations and legislation, in which they addressed the researched theme. Some authors were used to support the discussions, such as: Staccioli (2013), Oliveira (2010), Carvalho; Fochi, (2017), Brougére and Ulmann (2012), in addition to federal legislation and regulations such as the Federal Constitution (BRASIL, 1988), the National Education Plan (BRASIL, 2001), the National Curricular Common Base (BRASIL, 2017) and the Opinion CNE/CEB 20/2009 that reviews the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009b). To constitute the field research, five days of observation were carried out, in groups of very young children, together with semi-structured interviews carried out with the teachers. Therefore, after performing the analysis of the data that most emerged, it was concluded that from the observations, the children have an established routine, in which they demonstrate resistance. We know the importance of routine at school, but everyday life must always prevail. In this way, these experiences must be rethought in future practices, in which we must transform routines into flexible times in the daily life of Early Childhood Education. Times that respect the experiences, experiences and needs of childrenpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “Cotidiano Pedagógico na Educação Infantil: Novos Desafios e Diferentes Olhares” pretende identificar e analisar as concepções docentes sobre as práticas pedagógicas presentes na Escola de Educação Infantil Favinhos de Mel, buscando, assim, reflexões sobre relações no cotidiano da escola. Dessa forma, surge a problemática da pesquisa: “Como professores da Educação Infantil caracterizam a cotidianidade pedagógica com crianças bem pequenas?”. Com o intuito de responder a essa problemática do estudo, a metodologia traçou-se por uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa bibliográfica teve como fontes: livros, artigos, teses, dissertações e legislações, que abordavam sobre a temática pesquisada. Para sustentar as discussões, foram utilizados alguns autores como: Staccioli (2013), Oliveira (2010), Carvalho; Fochi, (2017), Brougére e Ulmann (2012), além de legislações e normativas federais como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2001), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Parecer CNE/CEB 20/2009, que faz a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009b). Para constituir a pesquisa campo, foram realizados cinco dias de observação, em turmas de crianças bem pequenas, juntamente com entrevistas semiestruturadas realizadas com as docentes. Sendo assim, após realizadas as análises dos dados que mais emergiram, concluímos que, a partir das observações, as crianças possuem uma rotina estabelecida, na qual demonstram resistência. Sabemos a importância da rotina na escola, porém é primordial que o cotidiano prevaleça sempre. Dessa forma, essas experiências necessitam ser repensadas em futuras práticas, em que precisamos transformar rotinas em tempos flexíveis no cotidiano da Educação Infantil. Tempos que respeitem as vivências, experiências e necessidades das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-09-30T14:54:56Z No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 2169994 bytes, checksum: dd59c97b03ff84a61a4ee8f3460cf802 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T12:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 2169994 bytes, checksum: dd59c97b03ff84a61a4ee8f3460cf802 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T12:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 2169994 bytes, checksum: dd59c97b03ff84a61a4ee8f3460cf802 (MD5) Previous issue date: 2022-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCrianças bem pequenaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleCotidiano pedagógico na educação infantil: novos desafios e diferentes olharespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.