Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Onçay, Solange Todero Von-
dc.contributor.referee1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.contributor.referee2Piaia, Consuelo Cristine-
dc.creatorSantos, Caroline Kafej dos-
dc.date2022-09-12-
dc.date.accessioned2022-10-21T14:45:30Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-21T14:45:30Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980-
dc.description.abstractThis Course Completion Paper (TCC) aims to analyze the contributions of music to the strengthening of the Kaingang language, in Educação do Campo, in the indigenous community of Iraí – RS. The methodological approach developed is qualitative and exploratory in nature. Data were collected, using the development of musicality in a kindergarten class, school teachers and school management as a source of information. The instruments consisted of a questionnaire script for teachers and managers (a) and observations during the musical workshop, developed with the kindergarten class. Data collection was also recorded and filmed. As one of the main results, it was possible to see how important the revitalization of indigenous music is for their peoples. Also once again they find that nowadays a lot of our people are being lost and one of them is the music, the songs, where it was seen that in schools and communities there is no longer musicality, especially those that were practiced in the family .pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar as contribuições dos cantos e músicas para o fortalecimento da língua Kaingang, em diálogo com a Educação do Campo, na comunidade indígena de Iraí – RS. A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados, utilizando como fonte de informação as pessoas que são referência para os cantos Kaingang indígenas na minha Terra Indígena. Os instrumentos constituíram-se num roteiro de questionário aos selecionados como influentes em manter as canções em nossa cultura. Dentre eles um cantor e compositor de música e cantos em Kaingang e uma professora que trabalha canto com as crianças na escola. A coleta de dados também foi registrada e filmada. Como um dos principais resultados foi possível perceber quanto é importante a revitalização, por meio do canto indígena para os povos. Também mais uma vez constata-se que nos dias de hoje algumas partes da cultura indígena estão se perdendo e esquecidos, uma dela são os cantos, onde se observa, que nas escolas indígenas e nas comunidades tradicionais, a musicalidade não está sendo praticados frequentemente ou de forma intensa, em especial os cantos que eram praticadas pelas famílias tradicionais que ensinam seus filhos esses cantos Kaingang.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-10-11T13:41:42Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 763528 bytes, checksum: a7f2cfc27d45ebc3fcf0fc18e6ef626b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T14:45:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 763528 bytes, checksum: a7f2cfc27d45ebc3fcf0fc18e6ef626b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T14:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 763528 bytes, checksum: a7f2cfc27d45ebc3fcf0fc18e6ef626b (MD5) Previous issue date: 2022-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Indígenapt_BR
dc.subjectCanto Kaingangpt_BR
dc.subjectPerda da Musicalidadept_BR
dc.subjectRevitalização da línguapt_BR
dc.titleO canto como estratégia de revitalização e fortalecimento da língua e cultura Kaingang no diálogo com a educação do campopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf745,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.