Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5982
Tipo: Monografia
Título: Educação matemática em espaços de privação de liberdade: saberes revelados em uma sequência didática
Autor(es): Colle, Fernanda
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Primeiro membro da banca: Basei, Ana Maria
Segundo membro da banca: Peron, Lucélia
Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e tem como objetivo principal identificar quais são os saberes evidenciados em um contexto socioeducativo destinado à jovens e adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida restritiva de liberdade. Para compreender esse cenário, o estudo está baseado prioritariamente nas ideias de Paulo Freire, que evidenciam as perspectivas de jovens e adultos na elaboração de conhecimentos na percepção da educação emancipadora; bem como nas premissas de Bernard Charlot, que evidenciam as relações com o saber. A pesquisa se delineou a partir da: problematização, com base em um relato pessoal sobre as experiências docentes vivenciadas pela autora no ensino da matemática na socioeducação; de uma revisão de literatura de estudos já desenvolvidos sobre socioeducação e matemática; da busca de aportes teóricos e de documentos relacionados à execução e objetivos dos atendimentos socioeducativos do país, e também, autores que possuem seus debates ligados a este estudo e, por fim, o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática que foi aplicada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Regional de Chapecó com estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta proposta procurou explorar conceitos matemáticos, em particular, a geometria, a partir de materiais concretos como Tangram, a fim de evidenciar os saberes matemáticos do desenvolvimento da atividade, além de constatar as significações da matemática para o socioeducando. Dessa maneira, com as etapas de exploração, familiarização e tratamento matemático, pode-se realizar a análise dessa proposta didática, correlacionando com três categorias: saberes próprios de jovens e adultos; saberes matemáticos e saberes emancipadores. Esse estudo revelou que as categorias elencadas se conectam e não são excludentes, uma vez que uma atividade matemática é capaz de desenvolver diferentes saberes; e ainda que os estudantes, a partir das suas vivências, trazem aspectos que podem ressignificar a matemática e seus conceitos, e que as relações com o saber podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa.
Abstract/Resumen: This study is characterized as a case study, and its principal objective is identifying what kinds of knowledge are evidentiated in a socio-educational context, for youngsters and teenagers in conflict with the law. To understand this situation, this study focuses on the teachings of Paulo Freire, as they show perspectives of teens and adults in the elaboration of knowledge while looking at an emancipating education; as well as the propositions of Bernard Charlot, that demonstrate the relationship of previous experiences with new knowledge. This research is organized in the following steps: Problematization, based on a personal account of experiences lived while teaching mathematics in socio-education; a bibliographic revision of studies about socio-education and mathematics; theoretical references, utilizing documents that are related to the socio-educational objectives of the country, and also, authors that have had discussions related to this study; and lastly, the development and implementation of a didactic sequence, on “Centro de Atendimento Socioeducativo” - CASE (Socio-Educational Service Center) located in Chapecó city, with highschool students, trying to explore mathematical concepts, like geometry, utilizing concrete materials (as “Tangram”), to instill the meaning of mathematics to the student. By doing this, with those four steps, we can analyze this didactic sequence, relating it to three categories: the knowledge of youngsters and adults; mathematical knowledge; and emancipating knowledge. This study has revealed that those categories are connected, and aren’t excluding, with one mathematical exercise being able to develop more than one knowledge; and also, that the students, based on their experiences, will be able to change what mathematics means to them, and that the relationships of knowledge will be able to contribute for a more complete learning.
Palavras-chave: Matemática
Ensino e aprendizagem
Didática
Saberes escolares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5982
Data do documento: 19-Set-2022
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COLLE.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.