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Tipo: Monografia
Título: Uma discussão a respeito do estudo de área a partir da integração de material concreto e dinâmico
Autor(es): Lima, Alex Fernando de
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro membro da banca: Menoncini, Lúcia
Segundo membro da banca: Petry, Vitor José
Resumo: Este estudo apresenta uma discussão a respeito de alternativas para o estudo de áreas de figuras geométricas planas, considerando a integração do material concreto - Geoplano com o software dinâmico - GeoGebra. São apontados aspectos históricos da geometria euclidiana e aplicações, necessárias para compreender o conceito e a dedução de fórmulas para o cálculo de área, a partir da configuração dos diferentes polígonos, por meio da dinamização oferecida pelo GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem do conceito abordado. O objetivo é investigar diferentes possibilidades oferecidas pela integração entre os materiais para trabalhar tais conceitos no Ensino Fundamental II. Outro aspecto considerado é a visualização das figuras no movimento em tela para a demonstração das fórmulas para o cálculo de área. Nesse sentido, o referencial teórico considera Duval (1996, 2004 e 2006), Rezende e Queiroz (2016) e Lima (2011). A pesquisa apresentada é um estudo qualitativo exploratório, que contempla uma discussão a respeito do conceito de área integrado à dedução de suas fórmulas por meio de recursos manipulativos e dinâmicos voltados ao Ensino Fundamental II. Os resultados apontam quatro categorias voltadas aos materiais escolhidos para auxiliar no processo de estudo de áreas, que são, desenvolvimento cognitivo dos estudantes, visualização, construção de objetos e possibilidades de acesso ao material. Desta maneira, o uso integrado do Geoplano e GeoGebra auxilia de forma positiva o processo de construção do pensamento geométrico.
Abstract/Resumen: This study presents a discussion about alternatives for teaching areas of plane geometric figures, considering the integration of concrete - Geoplano material with dynamic - GeoGebra software. We present historical aspects of Euclidean geometry and its applications, necessary to understand the concept of area and the demonstration from the configuration of the different polygons to the area of the rectangle, through the dynamization offered by GeoGebra in the teaching and learning process of the addressed concept. We aim to investigate different possibilities offered by the integration between the materials to work on such concepts in Elementary School final years. Another aspect considered is the on-screen movement visualization of figures for demonstration of the formulas for the area calculation. In this sense, the theoretical framework considers Duval (1996, 2004 and 2006), Rezende and Queiroz (2016) and Lima (2011). The research presented here is the result of an exploratory qualitative study, which includes a discussion about the concept of integrated área and the deduction of its formulas through manipulative and dynamic resources aimed at Elementary School II. The results indicate four categories focused on the materials chosen to assist in the study process of areas, which are, cognitive development of students, visualization, construction of objects and possibilities of access to material. Thus, the integrated use of Geoplane and GeoGebra helps positively the process of construction of geometric thinking.
Palavras-chave: Geometria
Geometria algébrica
Matemática
Software
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5983
Data do documento: 29-Ago-2022
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