Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menoncini, Lucia | - |
dc.contributor.referee1 | Reichert, Janice Teresinha | - |
dc.contributor.referee2 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.creator | Sordi, Mônica Marina | - |
dc.date | 2022-09-02 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T16:41:42Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05 | - |
dc.date.available | 2022-10-21T16:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5989 | - |
dc.description.abstract | The present work consists of a qualitative and bibliographic research whose objective is to analyze the validations of the Pythagorean Theorem in textbooks for the 9th grade of middle school, articulating the types of mathematical reasoning according to Balacheff and the semiotic representations of Duval. For this, Bardin's Content Analysis is used as a technique of data analysis. Three collections of Mathematics textbooks for the 9th grade of Elementary School are selected, in the teacher's version, distributed in the last National Program of the Textbook, which occurred in 2020. The condition for choosing the collections is that they contain at least some validations of the Pythagorean Theorem. The following collections were selected: Essential Mathematics, Teláris Mathematics and Mathematics Trails. The validations of the theorem are studied based on two major categories of analysis, the types of mathematical reasoning described by Balacheff and the different registers and semiotic operations described by Duval. Subcategories are also established for the analysis, aiming to enable the articulation between the two authors. The results of the research show that the textbooks of the three collections present different ways to validate the Pythagorean theorem, being the intellectual proofs of the demonstration type, which mobilize simultaneously the figurative register and the geometric register, the most used, followed by the pragmatic proofs that resort only to the figures or the action on them. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica cujo objetivo é analisar as validações do Teorema de Pitágoras em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental, articulando os tipos de raciocínio matemático segundo Balacheff e as representações semióticas de Duval. Para isso, utiliza-se como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo de Bardin. Selecionam-se três coleções de livros didáticos de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, na versão do professor, distribuídas no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ocorrido em 2020. A condição para a escolha das coleções é que elas contenham ao menos alguma validação do Teorema de Pitágoras. Seleciona-se, então, as seguintes coleções: Matemática Essencial, Teláris Matemática e Trilhas de Matemática. As validações do teorema são estudadas com base em duas grandes categorias de análise, os tipos de raciocínio matemático descritos por Balacheff e os diferentes registros e operações semióticas descritas por Duval. São estabelecidas também subcategorias para a análise, visando possibilitar a articulação entre os dois autores. Como resultados da pesquisa, verifica-se que os livros didáticos das três coleções apresentam diferentes maneiras de validar o teorema de Pitágoras, sendo as provas intelectuais do tipo demonstração, que mobilizam simultaneamente o registro figural e o registro geométrico, as mais utilizadas, seguidas pelas provas pragmáticas que recorrem somente às figuras ou a ação sobre elas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-05T12:24:28Z No. of bitstreams: 1 SORDI.pdf: 2632284 bytes, checksum: 74e0353ee9179e809b6bf4d182bd3b32 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T16:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SORDI.pdf: 2632284 bytes, checksum: 74e0353ee9179e809b6bf4d182bd3b32 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-21T16:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SORDI.pdf: 2632284 bytes, checksum: 74e0353ee9179e809b6bf4d182bd3b32 (MD5) Previous issue date: 2022-09-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teorema de pitágoras | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Validações do teorema de pitágoras em livros didáticos do 9º do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SORDI.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.