Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee1Pauletti, Diogo-
dc.contributor.referee2Bervian, Paula Vanessa-
dc.creatorKornowski, Andréia-
dc.date2015-06-17-
dc.date.accessioned2017-07-04T12:35:22Z-
dc.date.available2017-07-03-
dc.date.available2017-07-04T12:35:22Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598-
dc.description.abstractIn this work the qualitative research is presented, as bibliographic study, as a final graduation work, whose problem was: In what way and what results has the educational software been used in pedagogical practice in Physics teaching, in Basic Education, in the investigation presented in the Physical research meeting (EPEF)? The objective is to identify and to analyze the approach to these virtual tools in the education practice of Physics Teaching. The corpuses of analysis are articles in the journal from the last eight editions of EPEF. We used as methodology the Discursive Text Analysis, composed of unitization, categorization and communication. The results were two categories of analysis: a) The technological view as potentiating of the educative process and; b) Problematic faced with the use of technological resources in the teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema foi: De que forma e com quais resultados os softwares educacionais estão sendo trabalhados nas práticas pedagógicas no Ensino de Física, na Educação Básica, nas investigações apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)? Objetivando identificar e analisar a abordagem dada a estas ferramentas virtuais nas práticas educativas no Ensino de Física. O corpus de análise se constitui a partir dos artigos presentes nos anais das últimas oito edições do EPEF. Utilizamos como metodologia de análise a Análise Textual Dircursiva, composta de unitarização, categorização e comunicação. Obtivemos como resultados duas categorias de análise: a) A tecnologia vista como potencializadora do processo educativo; e b) Problemáticas enfrentadas com o uso dos recursos tecnológicos na prática docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-07-03T11:40:49Z No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-04T12:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-04T12:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5) Previous issue date: 2015-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSoftwares educacionaispt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleLimites e possibilidades na utilização de softwares educacionais no ensino da física na educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KORNOWSKI.pdf357,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.