Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Rosemar Ayres dos | - |
dc.contributor.referee1 | Pauletti, Diogo | - |
dc.contributor.referee2 | Bervian, Paula Vanessa | - |
dc.creator | Kornowski, Andréia | - |
dc.date | 2015-06-17 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T12:35:22Z | - |
dc.date.available | 2017-07-03 | - |
dc.date.available | 2017-07-04T12:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598 | - |
dc.description.abstract | In this work the qualitative research is presented, as bibliographic study, as a final graduation work, whose problem was: In what way and what results has the educational software been used in pedagogical practice in Physics teaching, in Basic Education, in the investigation presented in the Physical research meeting (EPEF)? The objective is to identify and to analyze the approach to these virtual tools in the education practice of Physics Teaching. The corpuses of analysis are articles in the journal from the last eight editions of EPEF. We used as methodology the Discursive Text Analysis, composed of unitization, categorization and communication. The results were two categories of analysis: a) The technological view as potentiating of the educative process and; b) Problematic faced with the use of technological resources in the teaching practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema foi: De que forma e com quais resultados os softwares educacionais estão sendo trabalhados nas práticas pedagógicas no Ensino de Física, na Educação Básica, nas investigações apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)? Objetivando identificar e analisar a abordagem dada a estas ferramentas virtuais nas práticas educativas no Ensino de Física. O corpus de análise se constitui a partir dos artigos presentes nos anais das últimas oito edições do EPEF. Utilizamos como metodologia de análise a Análise Textual Dircursiva, composta de unitarização, categorização e comunicação. Obtivemos como resultados duas categorias de análise: a) A tecnologia vista como potencializadora do processo educativo; e b) Problemáticas enfrentadas com o uso dos recursos tecnológicos na prática docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-07-03T11:40:49Z No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-04T12:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-04T12:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KORNOWSKI.pdf: 366459 bytes, checksum: d558f3077333750fa345fb6a59ac2b9e (MD5) Previous issue date: 2015-06-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Softwares educacionais | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades na utilização de softwares educacionais no ensino da física na educação básica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KORNOWSKI.pdf | 357,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.