Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5990
Type: | Monografia |
Title: | Jogos no ensino da matemática: um estudo bibliográfico com base nos anais do Enem |
Author: | Tonial, Bruna Gabriela |
First advisor: | Menoncini, Lucia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Basei, Ana Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Marisol Vieira |
Resume: | O uso de jogos no ensino da matemática é um recurso didático que pode contribuir para que o aluno aumente o interesse pelas aulas, melhore a compreensão do conteúdo, desenvolva o raciocínio logico, a criatividade, aprenda a respeitar regras e também trabalhar em grupo. Contudo, para favorecer a aprendizagem, os jogos precisam ser bem planejados e ter objetivos claros. Reconhecendo a importância deste recurso didático para o ensino e a aprendizagem de matemática, este estudo teve como objetivo investigar as abordagens do uso de jogos no ensino da matemática, em artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, edição XIII, ano de 2019. Para isso, com base em categorias e subcategorias de analise segundo Laurence Bardin (2011), foram analisados 23 artigos que abordam a aplicação de jogos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As categorias foram classificas em Jogos Tradicionais e Jogos Digitais, e as subcategorias foram classificadas em Motivacionais, Introdução de conceitos ou propriedades, Sistematização de conhecimentos ou propriedades, Revisão de conteúdos matemáticos, e Desenvolvimento de habilidades. Os resultados dos artigos analisados apontam que a abordagem mais utilizada dos jogos no ensino de matemática foi a de Revisão de conteúdo. Também, que o uso de jogos favorece a aprendizagem matemática, sendo mais frequentemente aplicado nos anos finais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | The use of games in mathematics teaching is a didactic resource that can help students to increase their interest in the classroom, improve their understanding of the content, develop logical thinking, creativity, learn to respect rules, and also work in groups. However, in order to favor learning, games need to be well planned and have clear objectives. Recognizing the importance of this didactic resource for teaching and learning mathematics, this study aimed to investigate the approaches to the use of games in mathematics teaching, in articles published in the proceedings of the Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, edition XIII, year 2019. For this, based on categories and subcategories of analysis according to Laurence Bardin (2011), 23 articles that address the application of games in the final years of elementary school and high school were analyzed. The categories were classified as Traditional Games and Digital Games, and the subcategories were classified as Motivational, Introduction of concepts or properties, Systematization of knowledge or properties, Review of mathematical content, and Development of skills. The results of the analyzed articles indicate that the most used approach of games in mathematics teaching was content review. Also, that the use of games favors mathematical learning, being more frequently applied in the final years of elementary school. |
Keywords: | Encontro Nacional de Educação Matemática Jogos Ensino e aprendizagem Didática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5990 |
Issue Date: | 1-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TONIAL.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.