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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gräff, Patrícia | - |
dc.creator | Martinelli, Nicolle Eduarda | - |
dc.date | 2020-08-13 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T17:35:42Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07 | - |
dc.date.available | 2022-10-21T17:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema a Educação de Surdos. Tendo como objetivo conhecer a trajetória da Educação de Surdos no município de Chapecó/SC. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e parte de uma análise bibliográfica de teses e dissertações da BDTD e do IBICT. O Grupo Focal apresenta-se como a estratégia metodológica principal da estruturação da pesquisa e construção dos dados para análise. Os sujeitos da pesquisa são professoras ouvintes que atuaram/atuam na rede pública de ensino, na Educação de Surdos, e que participaram ativamente na construção/desenvolvimento das políticas voltadas à esta modalidade de ensino. Como resultado, constatou-se que os processos históricos não fogem muito das ações feitas a nível nacional e mundial, como as ênfases das três filosofias (oralismo, comunicação total e bilinguismo). Destaca-se ainda a urgência de retomar as discussões para a constituição de uma Política Nacional de Educação Bilíngue, para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, que receba todos os estudantes, que respeite os direitos linguísticos dos surdos e que se efetivem os processos de ensinar e de aprender. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T11:04:28Z No. of bitstreams: 1 MARTINELLI.pdf: 420375 bytes, checksum: 822fd386fcc31e1fde75cb6fc2e55d2f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T17:35:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINELLI.pdf: 420375 bytes, checksum: 822fd386fcc31e1fde75cb6fc2e55d2f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-21T17:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINELLI.pdf: 420375 bytes, checksum: 822fd386fcc31e1fde75cb6fc2e55d2f (MD5) Previous issue date: 2020-08-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | Processos de in/exclusão: trajetórias, tensionamentos e desafios da educação de surdos em Chapecó/SC | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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