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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.creatorMartinelli, Nicolle Eduarda-
dc.date2020-08-13-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:35:42Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-21T17:35:42Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a Educação de Surdos. Tendo como objetivo conhecer a trajetória da Educação de Surdos no município de Chapecó/SC. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e parte de uma análise bibliográfica de teses e dissertações da BDTD e do IBICT. O Grupo Focal apresenta-se como a estratégia metodológica principal da estruturação da pesquisa e construção dos dados para análise. Os sujeitos da pesquisa são professoras ouvintes que atuaram/atuam na rede pública de ensino, na Educação de Surdos, e que participaram ativamente na construção/desenvolvimento das políticas voltadas à esta modalidade de ensino. Como resultado, constatou-se que os processos históricos não fogem muito das ações feitas a nível nacional e mundial, como as ênfases das três filosofias (oralismo, comunicação total e bilinguismo). Destaca-se ainda a urgência de retomar as discussões para a constituição de uma Política Nacional de Educação Bilíngue, para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, que receba todos os estudantes, que respeite os direitos linguísticos dos surdos e que se efetivem os processos de ensinar e de aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T11:04:28Z No. of bitstreams: 1 MARTINELLI.pdf: 420375 bytes, checksum: 822fd386fcc31e1fde75cb6fc2e55d2f (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T17:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINELLI.pdf: 420375 bytes, checksum: 822fd386fcc31e1fde75cb6fc2e55d2f (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titleProcessos de in/exclusão: trajetórias, tensionamentos e desafios da educação de surdos em Chapecó/SCpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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