Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lyra, Leticia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Rivero, Andréa Simões-
dc.contributor.referee2Triches, Márcia Andréia-
dc.creatorSilva, Daiana Cristina da-
dc.creatorVieira, Nátally Beatriz Mior-
dc.date2022-08-16-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:44:24Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-21T17:44:24Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6005-
dc.description.abstractEarly childhood teachers play an important role in promoting the emotional development of babies. As a result, the objective is to analyze the educational practices of the teachers of baby education that enable their emotional development. The main theoretical framework is the Psychogenetics of Henri Wallon. This research is qualitative and exploratory in nature and consisted of interviews with five nursery teachers of children aged 0 to 1 year and 6 months who teach at three Kindergarten Schools in a small town in the north of Rio Grande do Sul. . For the treatment of the interviews, the content analysis proposed by Bardin (2016) was used. The interviews were categorized a posteriori, as they emerged from the teachers' statements. The results indicate three major categories: caring with affection, welcoming the babies' manifestations and communication and bonding in routines. They indicate that the teachers said they had not had discussions about the topic in their initial and continuing education. They also indicate that they express a lot of attention to how babies manifest themselves and seek to promote their emotional development. However, there are still more care practices for babies and not with babies. Another aspect to be better analyzed is in relation to the Education dimension, which still seems to be little highlighted in teaching practices. It is estimated that this research can contribute to the practice of teacher educators about the importance of affection in the care of babies from 0 to 1 year and 6 months. As well as bring notes for the introduction of this theme in the initial and continuing education of teachers of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoAs professoras de educação infantil têm um importante papel na promoção do desenvolvimento emocional dos bebês. Em função disso, tem-se como objetivo analisar quais as práticas educativas das professoras da educação de bebês que possibilitam seu desenvolvimento emocional. Tem-se como referencial teórico principal a Psicogenética de Henri Wallon. Essa pesquisa configura-se como qualitativa de caráter exploratório e consistiu em entrevistas com cinco professoras de berçário de crianças de 0 a 1 ano e 6 meses que lecionam em três Escolas de Educação Infantil em um município de pequeno porte no norte do Rio Grande do Sul. Para o tratamento das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). As entrevistas foram categorizadas a posteriori, pois emergiram das falas das professoras. Os resultados indicam três grandes categorias: cuidar com afeto, acolhimento das manifestações dos bebês e comunicação e vínculo nas rotinas. Sinalizam que as professoras disseram não terem tido discussões acerca do tema na formação inicial e continuada. Indicam, também, que elas expressam muita atenção a como os bebês se manifestam e buscam promover seu desenvolvimento emocional. Porém, ainda identifica-se mais práticas de cuidado para os bebês e não com os bebês. Outro aspecto a ser melhor analisado é com relação à dimensão da Educação, que ainda parece ser pouco destacada nas práticas docentes. Avalia-se que essa pesquisa possa contribuir para a prática das professoras educadoras acerca da importância da afetividade no cuidado com bebês de 0 a 1 ano e 6 meses. Bem como trazer apontamentos para introdução desse tema na formação inicial e continuada de professoras da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T19:16:54Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 299689 bytes, checksum: 3df0488692b468421e1d7d24bc0899c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T17:44:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 299689 bytes, checksum: 3df0488692b468421e1d7d24bc0899c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T17:44:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 299689 bytes, checksum: 3df0488692b468421e1d7d24bc0899c0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA afetividade na educação de bebês: o que as professoras têm a nos dizer?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf292,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.