Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maraschin, Maria Lucia Marocco | - |
dc.contributor.referee1 | Seganfredo, Katia Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Mascarelo, Idianes Tereza | - |
dc.creator | Rosa, Juliana Aparecida da | - |
dc.date | 2021-07-14 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T18:00:55Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07 | - |
dc.date.available | 2022-10-21T18:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6010 | - |
dc.description.abstract | This exercise, in addition to meeting the formative demands inherent to the UFFS Pedagogy Course, Campus Chapecó (SC), aims to give visibility to views and commitments made regarding the theme, considering the End of Course Paper of this Course, in attention to the performance and formation in and for the early years of elementary school. The search for concepts, understandings and commitments and their interfaces at this level of education are anchored among the multiple formative dimensions explained in the Course's Pedagogical Project: Early Childhood Education, Early Years and School Management, among other nuances. The dimension in question, the Initial Years of Elementary School, occupies an expressive place in the set of investigations of the formative process highlighted. Methodologically, this is a documentary research, of the state of knowledge type, carried out by the study of the End of Course Papers of that course, in the temporal cut (2010/2019), considering the following search expressions: End of Course Paper, Teaching in the Early Years of Elementary School and Pedagogy Course. There were 71(seventy-one) studies located and selected that were attentive to the objectives of this search, in the amount of works that characterize the path of this Course. Besides the cartographic organization, we seek to highlight advertisements and formative commitments aimed at the highlighted interfaces. We also found that initial and continuing teacher formation, integral education and its interfaces, the literacy/literacies and their languages, the teaching of science, mathematics and their technologies, the interdisciplinary perspectives, the instruments and materials are cuts that cross the formation process of the Course in attention to the specificity sought. The diversity and uniqueness put forward show a Course in motion, whose announcements corroborate the formative demands raised today. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este exercício, além de atender as demandas formativas inerentes ao Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó (SC), objetiva dar visibilidade a olhares e compromissos efetuados no concernente à temática, considerando os Trabalhos de Conclusão de Curso deste Curso, em atenção à atuação e formação nos e para os anos iniciais do ensino fundamental. A busca de concepções, entendimentos e compromissos e suas interfaces nesse nível de ensino ancoram-se entre as múltiplas dimensões formativas explicitadas no Projeto Pedagógico do Curso: Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, dentre outras nuances. A dimensão em tela, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ocupa um lugar expressivo no conjunto das investigações do processo formativo em destaque. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, do tipo estado do conhecimento, realizada pelo estudo dos TCCs do referido curso, no recorte temporal (2010/2019), considerando as seguintes expressões de busca: TCC, Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Curso de Pedagogia. Foram localizados e selecionados 71 (setenta e um estudos) atentos aos objetivos dessa busca, no montante dos trabalhos que caracterizam a caminhada deste Curso. Além da organização cartográfica, buscamos dar destaque aos anúncios e compromissos formativos objetivados nas interfaces destacadas. Constatamos, ainda, que a formação docente inicial e continuada, a educação integral e suas interfaces, a alfabetização/letramentos e suas linguagens, o ensino de ciências, matemática e suas tecnologias, as perspectivas interdisciplinares, os instrumentos e materiais são recortes que atravessam o processo de formação do Curso em atenção à especificidade buscada. A diversidade e a singularidade postas mostram um Curso em movimento, cujos anúncios corroboram com as demandas formativas postas na atualidade | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T19:02:37Z No. of bitstreams: 1 ROSA1 (1).pdf: 804626 bytes, checksum: 2c0ea734301974112a4e66746b5d2e1a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T18:00:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA1 (1).pdf: 804626 bytes, checksum: 2c0ea734301974112a4e66746b5d2e1a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-21T18:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA1 (1).pdf: 804626 bytes, checksum: 2c0ea734301974112a4e66746b5d2e1a (MD5) Previous issue date: 2021-07-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Graduação em pedagogia | pt_BR |
dc.title | Olhares acerca dos anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia: anúncios e movimentos formativos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSA1 (1).pdf | 785,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.