Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Marisol Vieira-
dc.contributor.referee1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee2Lima, Rosana Catarina Rodrigues de-
dc.creatorRosa, Larissa da-
dc.date2021-01-21-
dc.date.accessioned2022-10-21T18:05:32Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-21T18:05:32Z-
dc.date.issued2021-01-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6012-
dc.description.abstractThis work aims to identify the approaches of papers that articulate Mathematics and Early Childhood Education published in the actas of the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) - National Meeting on Mathematics Education in the period from 1987 to 2019. In the theoretical framework, we based ourselves on official documents of Early Childhood Education and Mathematical Education, in addition to authors who discuss the subject. We conducted a mapping, presenting data, from bibliographical research with a descriptive approach. From the reading and analysis of the abstracts of the 71 papers we identified, corpus of this study, which evidenced two investigative axes: Teacher training who teaches mathematics and Methodologies and didactic resources for the teaching of mathematics. On the first axis, there are studies focused: Initial and continuous teacher training and Practices and conceptions of early childhood education, that reinforce the role of this professional because he is in a constant process of construction and reconstruction of his praxis, in addition to seeking various teaching strategies and methodologies with a view to meaningful learning of students. The papers with focus in the methodologies and didactic resources for the teaching of mathematics evidenced the need for planning, organization of space and time, of the materials to be used. The mapping revealed a transverse axis, that involves the contents: numbers, space and shape and quantities and measures. The results reveal that there is a predominance in studies on numbers (26) and those focused on teaching methodologies and resources (19). Although this study found an increase in papers involving this theme in the last three editions of the ENEM (2013; 2016; 2019) the number is still considered low, showing that it is still necessary to expand the scientific publications that articulate the teaching of Mathematics in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar as abordagens temáticas e conceituais dos trabalhos que articulam Matemática e Educação Infantil publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 1987 a 2019. No referencial teórico nos baseamos em documentos oficiais da Educação Infantil e da Educação Matemática, além de autores que discutem sobre a temática. Realizamos um mapeamento, apresentando dados, a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva. A partir da leitura e análise dos resumos dos trabalhos identificamos 71 trabalhos, corpus deste estudo, que evidenciaram dois eixos investigativos: Formação do professor que ensina matemática e; Metodologias e recursos didáticos para o ensino de matemática. Em relação ao primeiro eixo, há trabalhos com focos na formação inicial e continuada e nas Práticas e concepções de professores da Educação Infantil os quais reforçam o papel desse profissional pois está em constante processo de construção e reconstrução da sua práxis, além de buscarem várias estratégias e metodologias de ensino com vistas à aprendizagem significativa dos educandos. Os trabalhos com foco nas metodologias e recursos didáticos para o ensino de matemática evidenciaram a necessidade de planejamento, organização do espaço e tempo, dos materiais a serem utilizados. O mapeamento revelou um eixo transversal aos eixos anteriores, que envolve os blocos de conteúdos: números, espaço e forma e; grandezas e medidas. Os resultados revelam que há predominância em trabalhos sobre números (26) e aqueles com foco nas metodologias e recursos didáticos (19). Embora este estudo constatou um aumento de trabalhos envolvendo essa temática nas últimas três edições do ENEM (2013; 2016; 2019) o número ainda é considerado baixo, mostrando que ainda é preciso ampliar as publicações científicas que articulem o ensino da Matemática na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T18:52:24Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 1839842 bytes, checksum: 70b7c1672bc433711595ba72b1911b02 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T18:05:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 1839842 bytes, checksum: 70b7c1672bc433711595ba72b1911b02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T18:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 1839842 bytes, checksum: 70b7c1672bc433711595ba72b1911b02 (MD5) Previous issue date: 2021-01-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.titleMatemática e educação infantil: mapeamento dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática no período de 1987 a 2019pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.