Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Graciela Soares-
dc.creatorBreda, Bárbara Serafini-
dc.creatorGarcia, Luana Emanuele Bidoia-
dc.date2021-10-21-
dc.date.accessioned2022-10-21T18:38:10Z-
dc.date.available2022-10-21-
dc.date.available2022-10-21T18:38:10Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6032-
dc.description.resumoO estágio curricular obrigatório corresponde a um período essencial para a formação médica no qual o aprendiz, por meio de treinamento supervisionado no serviço de saúde, desenvolve e aperfeiçoa competências e conhecimentos da prática médica. Em 2014, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que orientam as atividades da formação médica de acordo com o cenário observado no Sistema Único de Saúde (SUS), visando qualificar os profissionais para que as demandas dos cidadãos, famílias e comunidades sejam atendidas. Nesse contexto, através do Programa Mais Médicos (PMM) e das iniciativas para expansão das escolas médicas no Brasil, o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, iniciou suas atividades em 2015, passando a compor o conjunto de cursos orientados pelas novas DCN. Este artigo se propôs a analisar o processo de implementação do internato médico da UFFS, Campus Chapecó, sob a óptica dos estudantes. Trata-se de estudo qualitativo, em que os dados foram coletados por meio de um questionário enviado aos discentes do curso, com um total de 29 participantes. A análise dos dados produzidos foi efetuada pela técnica hermenêutica dialética. As categorias de análise foram Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde, as quais abordaram tópicos acerca de a) Técnicas operacionais, como o correto preenchimento de prontuários, o aprendizado de manobras e técnicas do exame físico e a comunicação de hipóteses estabelecidas e compartilhamento do processo terapêutico com o paciente; b) Integração entre serviço, ensino e comunidade, discutindo a adaptação da estrutura dos serviços de saúde para receber os acadêmicos, percepções acerca do número e qualidade dos cenários de prática, atuação dos estudantes no serviço de saúde e incentivo a contribuir com ações no contexto do SUS; c) Estruturação do internato, discorrendo acerca da carga horária total dos estágios, apontando quais rodízios demonstraram maior e menor organização e quais foram seus métodos avaliativos; d) Preceptoria, aprofundando sobre a atuação dos preceptores nos cenários práticos, a qualidade da preceptoria e da comunicação entre preceptores e estudantes. Concluiuse que o processo de implementação do internato médico da UFFS Campus Chapecó está em consonância com as novas DCN, porém, demanda aprimoramentos para atingir integralmente os objetivos de aprendizagem especificados no regulamento do curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-21T10:59:32Z No. of bitstreams: 1 BREDA.pdf: 530161 bytes, checksum: 5beeb3d7983bffd8c8b0795ebdc9cbce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T18:38:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BREDA.pdf: 530161 bytes, checksum: 5beeb3d7983bffd8c8b0795ebdc9cbce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T18:38:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BREDA.pdf: 530161 bytes, checksum: 5beeb3d7983bffd8c8b0795ebdc9cbce (MD5) Previous issue date: 2021-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedinapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEstágios supervionadospt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleAnálise da implementação do internato médico da UFFS, Campus Chapecópt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BREDA.pdf517,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.