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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6032
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Análise da implementação do internato médico da UFFS, Campus Chapecó |
Autor(es): | Breda, Bárbara Serafini Garcia, Luana Emanuele Bidoia |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Graciela Soares |
Resumo: | O estágio curricular obrigatório corresponde a um período essencial para a formação médica no qual o aprendiz, por meio de treinamento supervisionado no serviço de saúde, desenvolve e aperfeiçoa competências e conhecimentos da prática médica. Em 2014, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que orientam as atividades da formação médica de acordo com o cenário observado no Sistema Único de Saúde (SUS), visando qualificar os profissionais para que as demandas dos cidadãos, famílias e comunidades sejam atendidas. Nesse contexto, através do Programa Mais Médicos (PMM) e das iniciativas para expansão das escolas médicas no Brasil, o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, iniciou suas atividades em 2015, passando a compor o conjunto de cursos orientados pelas novas DCN. Este artigo se propôs a analisar o processo de implementação do internato médico da UFFS, Campus Chapecó, sob a óptica dos estudantes. Trata-se de estudo qualitativo, em que os dados foram coletados por meio de um questionário enviado aos discentes do curso, com um total de 29 participantes. A análise dos dados produzidos foi efetuada pela técnica hermenêutica dialética. As categorias de análise foram Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde, as quais abordaram tópicos acerca de a) Técnicas operacionais, como o correto preenchimento de prontuários, o aprendizado de manobras e técnicas do exame físico e a comunicação de hipóteses estabelecidas e compartilhamento do processo terapêutico com o paciente; b) Integração entre serviço, ensino e comunidade, discutindo a adaptação da estrutura dos serviços de saúde para receber os acadêmicos, percepções acerca do número e qualidade dos cenários de prática, atuação dos estudantes no serviço de saúde e incentivo a contribuir com ações no contexto do SUS; c) Estruturação do internato, discorrendo acerca da carga horária total dos estágios, apontando quais rodízios demonstraram maior e menor organização e quais foram seus métodos avaliativos; d) Preceptoria, aprofundando sobre a atuação dos preceptores nos cenários práticos, a qualidade da preceptoria e da comunicação entre preceptores e estudantes. Concluiuse que o processo de implementação do internato médico da UFFS Campus Chapecó está em consonância com as novas DCN, porém, demanda aprimoramentos para atingir integralmente os objetivos de aprendizagem especificados no regulamento do curso. |
Palavras-chave: | Medina Ensino e aprendizagem Sistema Único de Saúde Estágios supervionados Residência médica Educação médica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6032 |
Data do documento: | 21-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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