Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/604
Tipo: Monografia
Título: Limites e potencialidades para a organização coletiva de catadores de materiais recicláveis no município de Laranjeiras do Sul/ PR
Autor(es): Rode, Grasieli de Fátima
Primeiro Orientador: Stoffel, Janete
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, tem como tema a organização coletiva dos catadores de materiais recicláveis, indicando esta alternativa como forma de reduzir as privações de liberdade em que vivem. O objetivo geral, que norteou este estudo, foi a identificação de limites e potencialidades na organização coletiva dos catadores de materiais recicláveis do município de Laranjeiras do Sul/PR. E para que esse objetivo fosse alcançado foram apresentadas perspectivas de organização solidária e sua contribuição para o desenvolvimento. A partir de um levantamento de dados primários, por meio de entrevistas, foi construído o perfil de catadores de materiais recicláveis em Laranjeiras do Sul/PR, e este foi relacionado com o dilema da privação de liberdades que vivem. Ainda com base nesta pesquisa, foram analisados os limites e potencialidades para a organização coletiva dos catadores de materiais recicláveis em Laranjeiras do Sul/PR. Este estudo é caracterizado como estudo de casos e foi construído a partir de pesquisa bibliográfica, utilizando os métodos descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, o instrumento para coleta de dados foi o questionário, aplicado por meio de entrevista com catadores de materiais recicláveis do município de Laranjeiras do Sul/PR. Os resultados, evidenciaram que os catadores convivem com inúmeras privações de liberdades, como baixa renda, baixa escolaridade, idade avançada, baixa autoestima, privações que limitam o alcance de um nível adequado de condições de vida. E sobretudo, as privações que vivem constituem-se em limites para que se sintam capazes de se organizar coletivamente.
Abstract/Resumen: This graduation thesis has as its theme the collective organization of waste pickers as an alternative in order to reduce the deprivations of liberty in which they live. The main goal of this study was the identification of limits and potentials in the collective organization of collectors of recyclable materials from the city of Laranjeiras do Sul/PR. Prospects for social organization and its contribution to the development of waste pickers are presented. Through personal interviews the profile of waste pickers in Laranjeiras do Sul/PR was surveyed, and this was related to the dilemma of the deprivation of freedoms in which they live. Based on this data, the limits and potentials were analyzed for the collective organization of waste pickers in the city. This study is featured as a case studie and was built from literature, using descriptive and explanatory methods, with a qualitative approach, the instrument for data collection was the questionnaire applied through interviews with collectors of recyclable materials in the city of Laranjeiras do Sul/PR, Paraná state. The results showed that waste pickers live with numerous deprivations of freedoms, such as low income, low education, old age, low self-esteem, deprivations that reduce their chances of reaching adequate living conditions. In addition, these hardships are often a boundary limiting their ability for social and collective organization.
Palavras-chave: Materiais recicláveis
Catadores
Cooperativas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/604
Data do documento: 18-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODE.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.