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Tipo: Monografia
Título: O processo de politização nas ocupações secundaristas de 2015 em São Paulo
Autor(es): Cacau, Aryel Lamed David
Primeiro Orientador: Soares, Cássio Cunha
Primeiro coorientador: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Primeiro membro da banca: Bem , Daniel Francisco de
Segundo membro da banca: Barbosa, Lia Pinheiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar um possível processo de politização no período da luta secundarista paulista de 2015 contra o projeto de reestruturação escolar do governo Geraldo Alckmin. Utilizamos da análise empírica de bibliografias como base de pesquisa, bem como elementos da subjetividade da etnobiografia ao colocar a autora dentro do objeto de estudo, uma vez que esta também foi participante das ocupações secundaristas em 2015. Construindo primeiramente um resgate histórico dos acontecimentos através das tensões entre o governo de São Paulo e os estudantes - com base em pesquisas realizadas sobre este acontecimento histórico, bem como matérias de jornais da época, publicações da época nas redes sociais que servem como documento, e também contribuições próprias de memórias da luta. No segundo capítulo, aprofundamos nas três dimensões da práxis estudantil: a) reivindicações, b) métodos de luta, c) adesão estudantil e popular. Compreendendo a práxis política estudantil podemos traçar conexões entre ela e processos de politização, relacionando o acontecimento histórico e este conceito que diz respeito a um “despertar político” hipotético.
Abstract/Resumen: The objective of this research work is to explore a possible process of politicization in the period of the São Paulo high school students political activism of the year 2015 against the public school restructuring project of the government of Geraldo Alckmin. Using the empirical analysis of bibliographies as a research base, as well as elements of the subjectivity of ethnobiography to place the author within the object of study, once they were also a participant of the high school occupations in 2015. Firstly, constructing a historical reconstruction of the events through the political tensions between the government of São Paulo and the high school students - based on research concerning this historical event, as well as newspaper articles of the period, publications of the period on social networks as documents of the time, and also my own memory as participant of this political struggle. In the second chapter, we delve into the three dimensions of student practice: a) demands, b) methods of struggle, c) student and popular support. Understanding student political praxis we draw connections between it and politicization processes, relating the historical event and this concept regarding a hypothetical "political awakening".
Palavras-chave: Movimento estudantil
Sociologia
Movimentos sociais
Juventude
Politização
Política
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6068
Data do documento: 16-Mai-2022
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