Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6075
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Perspectivas de estudantes de medicina sobra sua formação e competências para trabalhar com populações indígenas
Autor(es): Magalhães, Carolina Martins de
Rosa, Christie Klüssner
Primeiro Orientador: Rossetto, Maíra
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil de estudantes de Medicina das universidades de Santa Catarina e analisar quais competências eles descrevem como necessárias para atender a população indígena. Método: Pesquisa mista, com abordagem quantitativa do tipo transversal e qualitativa do tipo exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário online com estudantes de Medicina do Estado de Santa Catarina. A análise dos dados quantitativa foi realizada por meio de estatística descritiva e dos dados qualitativos foi utilizado análise de conteúdo. Resultados: No perfil foi identificado predomínio de mulheres (66,95%), idade média de 24,47 anos (± 5,35), e 83,26% se autodeclararam de raça/cor branca; Além disso, 76,99% dos estudantes nasceram na região Sul do Brasil, 41,43% estão cursando o ciclo básico do curso; e 45,61% não ingressaram por cota, em relação a renda, 52,3% dos estudantes possuem renda familiar de até cinco salários mínimos. As categorias que emergiram da análise foram as Habilidades comunicativas: capacidade de construir uma boa relação médico-paciente e de se comunicar [...], Empatia: [...] vontade de olhar o indivíduo pelas experiências dele e utilizar isso para auxiliar o tratamento, Aspectos culturais: conhecimento antropológico e cultural da comunidade a qual for prestar assistência [...], Determinantes sociais: [...} compreensão das vulnerabilidades específicas dessa população. Considerações finais: O presente artigo permitiu refletir sobre o estudo da pluralidade acerca dos processos de saúde e doença no que diz respeito à saúde indígena e analisou quem são os estudantes e de que forma a saúde indígena e as competências médicas para atender essa população estão sendo abordadas ao longo da formação no estado de Santa Catarina.
Abstract/Resumen: Objective: To describe the profile of medical students at universities in Santa Catarina and analyze which skills they describe as necessary to medical care for the indigenous population. Method: Mixed research, with a cross-sectional quantitative approach and an exploratory qualitative approach. Data collection was conducted through an online questionnaire with medical students from the State of Santa Catarina. Quantitative data analysis was performed using descriptive statistics and content analysis was used for qualitative data. Results: In the profile, a predominance of women (66.95%) was identified, the mean age of 24.47 years (± 5.35), and 83.26% was self-declared white race/color. In addition, 76.99% of students were born in the southern region of Brazil, 41.43% are taking the basic cycle of the course; and 45.61% did not enter by quota, about income, 52.3% of students have a family income of up to five minimum wages. The categories that emerged from the analysis were Communicative Skills: the ability to build a good doctor-patient relationship and to communicate [...], Empathy: [...] willingness to look at the individual through their experiences and use this to help treatment, Cultural aspects: anthropological and cultural knowledge of the community to which assistance is provided [...], Social determinants: […] understanding of the specific vulnerabilities of this population. Final considerations: This article allowed us to reflect on the study of plurality about health and disease processes relating to indigenous health and analyzed who the students are and how indigenous health and medical skills to take care of this population are being addressed during training in the state of Santa Catarina.
Palavras-chave: Saúde indígena
Estudantes
Ensino superior
Medicina
Atenção à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6075
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAGALHÃES.pdf304,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.