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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Atropelamento da fauna silvestre e sua relação com a paisagem em um trecho da rodovia PR-281 no sudoeste do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Wildlife roadkill and its relation to the landscape in a stretch of the PR-281 highway in the southwest of the state of Paraná
Autor(es): Cruz, Rafael Dornelles da
Primeiro Orientador: Franco, Gilza Maria de Souza
Primeiro coorientador: Galiano, Daniel
Resumo: Mortalidade oriunda de colisões com veículos é o impacto mais visível derivado do tráfego rodoviário na vida selvagem. Essa mortalidade nas estradas pode afetar não só a qualidade ambiental, mas a dinâmica das populações de várias espécies e pode, portanto, aumentar o risco local de declínio populacional ou extinção. Isto é especialmente verdadeiro no Brasil, onde planos para o desenvolvimento de malhas viárias acabam por sobrepor áreas consideradas hotspots de biodiversidade, as quais configuram áreas de grande importância para a conservação dessa diversidade. Nesse sentido, o presente estudo teve como finalidade monitorar e analisar os atropelamentos de fauna silvestre em uma rodovia estadual na região do sudoeste do estado do Paraná, entre os municípios de Realeza, Planalto e Capanema. Para isto, foi fotografado e identificado os animais, assim como caracterizado a paisagem de entorno da rodovia, para posteriormente analisar e comparar os dados obtidos, separando por classe, calculando a média por Km a fim de compreender a dinâmica desse impacto sobre a comunidade da fauna local. Pela visualização das carcaças foi possível registrar 164 animais pertencentes a quatro grupos Amphibia, Mammalia, Aves e Squamata (ordem), divididos em 38 espécies. Sobre a relação das colisões com a paisagem, é observado uma maior incidência em áreas agrosilvopastoris, fragmentos florestais e a associação destas áreas.
Abstract/Resumen: Mortality from vehicle collisions is the most visible impact of road traffic on wildlife. This roadside mortality can affect not only the environmental quality but the population dynamics of various species and can therefore increase the local risk of population decline or extinction. This is especially true in Brazil, where plans for the development of road networks end up overlapping areas considered to be biodiversity hotspots, which configure areas of great importance for the conservation of this diversity. In this sense, this study aimed to survey the wildlife roadkill and evaluate the effect of the road landscape on animal collisions on a state road in the southwest region of the state of Paraná, between the cities of Realeza, Planalto and Capanema. For this, the animals were photographed and identified, as well as characterized the landscape around the highway, to later analyze and compare the data obtained, separating by class, calculating the mean per kilometer in order to understand the dynamics of this impact on the local fauna community. By visualizing the carcasses, it was possible to record 164 animals belonging to four groups Amphibia, Mammalia, Birds and Squamata (order), divided into 38 species. Regarding the relation of collisions with the landscape, a greater incidence is observed in agroforestry areas, forest fragments and the association of these areas.
Palavras-chave: Conservação biológica
Atropelamento
Rodovias
Animais silvestres
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6082
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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