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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Percepção de estudantes universitários sobre a separação e destinação dos resíduos sólidos urbanos
Título(s) alternativo(s): University students' perception on the separation and destination of solid urban waste
Autor(es): Banck, Keli
Primeiro Orientador: Franco, Gilza Maria de Souza
Resumo: Com o aumento populacional, é crescente o consumo de bens, e consequentemente, a produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) se tornou um grande problema ambiental e de saúde pública. Dados atuais da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - ABRELPE mostram que no período de 2017 a 2018 foram gerados cerca de 216.629 toneladas de RSU por dia, ou seja, uma média de pouco mais de 1 quilo por pessoa por dia. Como o cuidado e a preservação do meio ambiente é um dever de todos, tornou-se necessário fazer um levantamento a respeito dos conhecimentos, das reflexões e das atitudes de universitários sobre a separação e destinação dos RSU. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a percepção e atuação dos estudantes universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza sobre a separação do resíduo orgânico e do resíduo reciclável, bem como a destinação destes no município de Realeza - PR. O estudo foi qualitativo de caráter exploratório. O público alvo foram estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul, que residem na zona urbana da cidade de Realeza-PR, maiores de 18 anos. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário composto por 33 questões que esteve disponível para os alunos nos meses de agosto e setembro de 2021. Foram aplicados de forma “online” através das redes sociais (Whatsapp, Facebook e Instagram) e e-mail. As respostas foram compiladas em planilhas eletrônicas e os dados analisados em gráficos e tabelas. A maioria dos estudantes que participaram da pesquisa possui idade superior a 30 anos, 68% são do gênero feminino e 32% do gênero masculino. Houve maior participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas 45%, seguido do curso de Medicina Veterinária com 23% e do curso de Nutrição com 14%, a maioria dos estudantes residem no município há mais de 3 anos. Observou-se que os estudantes possuem um bom conhecimento sobre o assunto, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na escola, na universidade e na comunidade. Como os alunos declararam, os conhecimentos e informações sobre o tema provêm de diversas fontes, não somente da universidade. Isso demonstra como é importante que haja educação ambiental em todos os níveis de ensino, pois a construção da consciência ecológica dos cidadãos é um processo lento e constante. É através da educação que é possível formar cidadãos conscientes e transformadores do meio em que vivem, promovendo discussão sobre os problemas causados ao meio ambiente pela geração e descarte de resíduos sólidos na natureza, melhorando o planejamento, o manejo e a destinação adequada destes resíduos, sendo economicamente viável e ecologicamente correto. Projetos e ações que transmitam conhecimentos e possibilitem práticas educativas colaboram na transformação da sociedade.
Abstract/Resumen: With the population increase, the consumption of goods is increasing, and consequently, the production of urban solid waste (USW) has become a major environmental and public health problem. Current data from the Brazilian Association of Public Cleaning and Special Waste Companies - ABRELPE show that in the period 2017 to 2018 approximately 216,629 tons of MSW were generated per day, that is, an average of just over 1 kilogram per person per day. As the care and preservation of the environment is everyone's duty, it became necessary to carry out a survey regarding the knowledge, reflections and attitudes of university students about the separation and destination of MSW. Thus, the aim of this study was to evaluate the perception and performance of university students at the Federal University of Fronteira Sul - Campus Realeza on the separation of organic waste and recyclable waste, as well as their destination in the city of Realeza - PR. The study was qualitative and exploratory in nature. The target audience was students from the Federal University of Fronteira Sul, who reside in the urban area of the city of Realeza-PR, over 18 years old. To obtain the data, a questionnaire consisted of 33 questions that were available to students in the months of August and September 2021. They were applied “online” through social networks (Whatsapp, Facebook and Instagram) and email. The answers were compiled in electronic spreadsheets and the data analyzed in graphs and tables. Most students who participated in the survey are over 30 years old, 68% are female and 32% male. There was a greater participation of students from the Biological Sciences course with 45%, followed by the Veterinary Medicine course with 23% and the Nutrition course with 14, most students have resided in the municipality for more than 3 years. It was observed that students have a good knowledge of the subject, putting into practice the knowledge acquired at school, university and in the community. As the students stated, knowledge and information on the topic comes from different sources, not just the university. This demonstrates how important it is to have environmental education at all levels of education, as building citizens' ecological awareness is a slow and constant process. It is through education that it is possible to form conscious and transforming citizens of the environment in which they live, promoting discussion about the problems caused to the environment by the generation and disposal of solid waste in nature, improving the planning, handling and proper disposal of these wastes, being economically viable and ecologically correct. Projects and actions that transmit knowledge and enable educational practices collaborate in the transformation of society.
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Estudantes universitários
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6084
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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