Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6127
Tipo: Monografia
Título: Avaliação da aprendizagem: concepções apresentadas por um grupo de licenciandos do curso de Ciências Biológicas – Campus Realeza/PR
Autor(es): Gaggiola, Gessica Taffarelli
Primeiro Orientador: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resumo: Os fenômenos educacionais que podem ser observados e analisados representam temáticas a serem investigadas e problematizadas a partir de pesquisas preocupadas com a formação inicial e permanente dos professores, entre elas, a Avaliação da Aprendizagem. Com o intuito de ressignificar os processos de ensino e de aprendizagem, a avaliação vem sendo discutida nos mais diversos espaços, dentro e fora da escola. Diante disso, a literatura indica que a avaliação da aprendizagem pode acontecer em três diferentes momentos: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa, e a avaliação somativa. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou: como um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública interpretam a avaliação da aprendizagem no contexto da sua formação acadêmica a fim de conhecer as concepções apresentadas por eles. Nos apoiamos nos princípios da pesquisa qualitativa, analisamos o material produzido e disponibilizado pela professora do componente curricular de Metodologia para o Ensino de Ciências, ofertado no ano de 2020, no formato remoto em virtude da pandemia da Covid-19. Com o desenvolvimento das aulas foram produzidos diferentes instrumentos: o questionário inicial, a gravação das aulas e os planos de aulas elaborados pelos acadêmicos como proposta avaliativa do componente curricular, no entanto, analisamos apenas o questionário por ser o mais adequado ao problema de investigação. O questionário foi elaborado com nove questões discursivas, entretanto, apresentamos a análise de cinco delas, com o objetivo de investigar os significados que os acadêmicos atribuem para a avaliação da aprendizagem e aplicado para quinze acadêmicos da quinta fase do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. Para análise do material optamos pelas orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Primeiramente os dados coletados com o questionário foram transcritos e unitarizados, cumprindo a primeira etapa da ATD, a partir disso, com a aproximação dessas palavras foi possível identificar unidades de significado, a partir das quais identificou-se três categorias à priori: I) Concepção avaliativa classificatória. II) Concepção avaliativa diagnóstica III) Concepção avaliativa emancipatória. Como parte dos resultados identificamos em grande maioria das respostas, que a prática avaliativa predominante na interpretação que os acadêmicos mencionaram é voltada para a concepção avaliativa classificatória, poucos apresentaram uma concepção de avaliação diagnóstica e concepção de avaliação emancipatória. Visto que os acadêmicos participantes estavam na metade do curso e em formação inicial muito provavelmente não tenham cursado disciplinas específicas do curso e de natureza pedagógica, outro fator é que a bagagem que trazem da educação básica pode influenciar nas suas diferentes concepções, justificando que são concepções iniciais de avaliação, e que podem mudar ou não até o final do curso e que agora, com o movimento de transição para contexto do ensino superior, esperamos que ao final do curso a concepção avaliativa predominante seja a concepção emancipatória.
Abstract/Resumen: The educational phenomena that can be observed and analyzed represent themes to be investigated and problematized from researches concerned with the initial and continuing education of teachers, among them, the Evaluation of Learning. With the purpose of giving new meaning to the teaching and learning processes, assessment has been discussed in many different spaces, inside and outside the school. Therefore, the literature indicates that learning assessment can happen in three different moments: the diagnostic assessment, the formative assessment, and the summative assessment. This paper presents the results of a research that investigated: how a group of undergraduate students of the Degree in Biological Sciences course of a public university interpret the evaluation of learning in the context of their academic training in order to know the conceptions presented by them. Based on the principles of qualitative research, we analyzed the material produced and made available by the teacher of the curriculum component Methodology for Science Teaching, offered in the year 2020, in remote format due to the Covid-19 pandemic. With the development of the classes, different instruments were produced: the initial questionnaire, the recording of the classes, and the lesson plans prepared by the students as an evaluative proposal of the curricular component. The questionnaire was elaborated with nine discursive questions, however, we present the analysis of five of them, with the objective of investigating the meanings that the students attribute to the learning evaluation and applied to fifteen students of the fifth phase of the Degree Course in Biological Sciences of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. To analyze the material we chose the guidelines of the Textual Discourse Analysis (TDA), proposed by Moraes and Galiazzi (2007). First the data collected with the questionnaire were transcribed and unitarized, fulfilling the first stage of the DTA, from that, with the approximation of these words it was possible to identify units of meaning, from which we identified three categories a priori: I) Classificatory evaluative conception. II) Diagnostic evaluative conception. III) Emancipatory evaluative conception. As part of the results we identified in most of the answers, that the predominant evaluative practice in the interpretation that the academics mentioned is directed to the classificatory evaluative conception, few presented a diagnostic evaluative conception and an emancipatory evaluative conception. Since the participating students were in the middle of the course and in their initial training, they probably did not attend specific subjects of the course and of a pedagogical nature. Another factor is that the baggage they bring from basic education may influence their different conceptions, justifying that these are initial conceptions of evaluation, which may change or not until the end of the course and that now, with the transition movement to the higher education context, we expect that at the end of the course the predominant evaluative conception will be the emancipatory conception.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Licenciatura
Estudantes universitários
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6127
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAGGIOLA.pdf857,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.