Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6129
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Estágio curricular supervisionado em ciências e biologia: compreensões de licenciandos e professores orientadores
Título(s) alternativo(s): Supervised curricular internship in sciences and biology: understandings of licensors and teachers guiding
Autor(es): Garda, Carla Munique Aparecida
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: A pesquisa aborda a temática Estágio Supervisionado, que pode ser compreendido como uma etapa de formação e preparação para o exercício da profissão. A mesma objetiva conhecer as concepções que os licenciandos e professores orientadores dos estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR possuem em relação aos estágios, bem como compreender como os mesmos concebem a figura do professor orientador e supervisor de estágios. Considera-se importante conhecer essas compreensões, pois, a prática do estágio pode gerar reflexos na ação docente por parte do futuro professor e também do professor que orienta os estagiários. A coleta de informações se deu a partir de um questionário, com os licenciandos que haviam cursado as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Ciências I e Biologia I, sendo que para a realização do ECS em Biologia I, o licenciando precisa ter cursado ECS em Ciências I e II; e, uma entrevista com os professores orientadores de estágio. Para a análise dos dados realizou-se a Análise Textual Discursiva, a partir da qual organizamos duas categorias mistas: I) Estágio Curricular Supervisionado: um momento de Formação, troca de experiências e reflexões sobre a prática; II) Professores orientadores e supervisores: sujeitos fundamentais na relação entre as duas instituições formadoras. Tais categorias permitiram refletir sobre a importância de conceber o estágio como um momento de formação e reflexões, bem como, da necessidade de um maior envolvimento entre universidade e escola, possibilitada pela aproximação entre professores orientadores e supervisores.
Abstract/Resumen: The research addresses the theme Supervised Internship, which can be understood as a stage of training and preparation for the exercise of the profession. The same objective aims to understand the conceptions that undergraduate and supervising professors of supervised internships in the Biological Sciences course at the Federal University of Fronteira Sul, Campus Realeza-PR have in relation to internships, as well as to understand how they conceive the figure of the supervising professor and internship supervisor. It is considered important to know these understandings, because the practice of the internship can generate reflexes in the teaching action on the part of the future teacher and also of the teacher who guides the interns. Information was collected through a questionnaire, with undergraduate students who had attended the subjects of Supervised Curricular Internship in Sciences I and Biology I, and for the completion of the ECS in Biology I, the licensee must have attended ECS in Sciences I and II; and, an interview with the supervising professors. For the analysis of the data, the Discursive Textual Analysis was carried out, from which we organized two mixed categories: I) Supervised Curricular Internship: a moment of Formation, exchange of experiences and reflections on the practice; II) Guiding and supervising professors: fundamental subjects in the relationship between the two educational institutions. Such categories made it possible to reflect on the importance of conceiving the internship as a moment of formation and reflection, as well as the need for greater involvement between university and school, made possible by the approximation between supervisors and supervisors.
Palavras-chave: Estágios supervisionados
Formação de professores
Estudantes universitarios
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6129
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARDA.pdf512,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.