Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6139
Tipo: Monografia
Título: "A mente, essa ninguém pode escravizar": relações de poder no Maranhão da segunda metade do século XIX a partir da literatura de Maria Firmina dos Reis (1822-1917)
Autor(es): Hanauer, Laura
Primeiro Orientador: Marquetti, Délcio
Primeiro membro da banca: Perussatto, Melina Kleinert
Segundo membro da banca: Prigol, Valdir
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca analisar as relações de poder na sociedade maranhense da segunda metade do século XIX, através das obras da escritora Maria Firmina dos Reis (1822-1917). Mulher negra, autodidata e professora, a autora publicou dois romances e uma série de poemas e contos durante o período que vai desde 1859 até a sua morte. As fontes analisadas neste trabalho serão o romance Úrsula, de 1859, e o conto A Escrava, de 1887. Em ambos, Maria Firmina procurou representar o contexto patriarcal e escravista em que esteve inserida, sendo pioneira por ter lançado um olhar diferenciado para os escravizados, dando-lhes voz e memória, algo inédito na literatura brasileira até então. Através deles, também teceu críticas ao sistema patriarcal, denunciando casos de violência e de abuso através das suas personagens. Tendo sido a primeira mulher afrodescendente a escrever um romance de cunho antiescravagista no Brasil, Maria Firmina dos Reis possibilita, através de sua literatura e de seu lugar social, uma nova visão sobre as relações de poder do passado escravista e patriarcal brasileiro. Através da análise de gênero, raça e classe, partindo de Lélia Gonzalez e de María Lugones e utilizando-se dos métodos da História Social, através de Sidney Chalhoub e de Leonardo Pereira e do conceito de representação, de Roger Chartier, abre-se a possibilidade de ampliar e enriquecer o nosso conhecimento sobre o período, através do uso da literatura como fonte histórica.
Palavras-chave: História
Literatura
Mulheres
Brasil Império
Escravidão
Classes sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6139
Data do documento: 20-Jan-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANAUER.pdf668,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.