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Tipo: Monografia
Título: Uma análise documental acerca do ensino noturno em anais do EREBIO e ENEBIO
Autor(es): Roese, Bianca
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: Quando falamos de educação destinada aos jovens no Brasil estamos colocando em pauta os desafios de sua universalização e democratização, pois sabemos que o Ensino Médio no Brasil foi implantado com intuito de preparar jovens para o ensino superior e posteriormente para o mercado de trabalho. Diante dessas reflexões sobre problemas e potencialidades educacionais, podemos ressaltar que as discussões acerca do Ensino Noturno, são necessárias para compreendermos e tentarmos minimizar os agravantes para desistências e desmotivações em estudar. O Ensino Noturno – EM, tem como clientela jovens e adultos, que já estão no mercado de trabalho e que possuem maior autonomia no seu processo educacional. Portanto, pesquisar e expandir análises sobre a educação, principalmente em níveis de ensino que antes era destinado para a minoria dos cidadãos, faz quebrarmos pensamentos elitistas e construirmos abordagem de ensino que atendam a todos que almejam evoluir o pensamento científico e crítico. É notória assim, a relevância dessa análise documental, a qual, será realizada a partir das publicações dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) dos anos de 2014, 2016 e 2018. e do Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO), 2015 e 2019. Pois esses escritos relatam o cotidiano escolar, bem como sobre o EN, auxiliando a desvelar as dificuldades e contribuições para os alunos ali inseridos. Assim, essa pesquisa tem como problemática: Como os trabalhos presentes nos anais da EREBIO e ENEBIO, abordam o tema do Ensino Médio Noturno em seus artigos? Objetivando compreender as especificidades do Ensino Médio Noturno, publicadas nos artigos da área de Ciências e Biologia. Identificando assim potencialidades e as dificuldades enfrentadas pelos alunos inseridos nesse período. A presente pesquisa realizou-se nos moldes de abordagens qualitativas, o caminho metodológico percorrido nesta pesquisa teve por base uma revisão bibliográfica e análise documental. As informações coletadas por meio dos artigos mapeados das revistas foram analisadas com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Na categorização final deste trabalho chegamos a duas categorias que fazem parte da discussão dos resultados: 1) Metodologias e o ensino científico para alunos do EN e EJA; 2) Reflexões sobre a formação de professores de ciências para atuarem no EN e EJA. Destaca-se a importância de dar mais atenção às peculiaridades desse modelo de ensino nos cursos de graduação de Biologia e na formação continuada.
Abstract/Resumen: When we talk about education aimed at young people in Brazil, we are putting on the agenda the challenges of its universalization and democratization, because we know that High School-MS in Brazil was implemented with the aim of preparing young people for higher education and later for the job market. Faced with these reflections on problems and educational potential, we can emphasize the relationship to Evening Teaching - EN, they are necessary to understand and try to minimize the aggravating factors for dropouts and lack of motivation in studying. Therefore, the EN has young people and adults as its clientele, who are already in the job market and who have greater autonomy in their educational process. Therefore, researching and expanding analyzes on education, especially at levels of education that were previously intended for the minority of citizens, makes us break elitist thoughts and build a teaching approach that meets everyone who wants to evolve scientific and critical thinking (BOLFER, 2008). Thus, the relevance of this document analysis is notorious, which will be carried out from the publications of the proceedings of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) and Regional Meeting of Biology Teaching (EREBIO). Because these writings report the school routine, as well as about EN, helping to reveal the difficulties and contributions for the students inserted there. Thus, this research has as a problem: How the works present in the annals of EREBIO and ENEBIO, approach the theme of Night High School in their articles? Aiming to understand the specificities of the Evening High School, published in the articles in the area of Science and Biology. Thus identifying potentialities and difficulties faced by students inserted in this period. The present research was carried out in the form of qualitative approaches, the methodological path taken in this research was based on a bibliographic review and document analysis. The information collected through the articles mapped from the magazines was analyzed based on the Discursive Textual Analysis - DTA methodology, proposed by Moraes and Galiazzi (2016). In the final categorization of this work, we arrived at two categories that are part of the discussion of the results: 1) Methodologies and scientific teaching for EN and EJA students; 2) Reflections on the training of science teachers to work in EN and EJA. The importance of paying more attention to the peculiarities of this teaching model in undergraduate Biology courses and in continuing education is highlighted.
Palavras-chave: Ensino médio
Educação de jovens e adultos
Escola noturna
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6142
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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