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Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Relatório do plano de trabalho do estágio pós-doutoral
Autor(es): Brum, Crhis Netto de
Resumo: A assistência de enfermagem aos adolescentes hospitalizados, demandam de uma maior complexibilidade, sensibilidade e organização do profissional enfermeiro, que, por sua vez, deve considerar o processo de crescimento, desenvolvimento e a comunicação entre os envolvidos no cuidado. [...] O cuidado humanizado em hebiatria, pressupõe utilizar técnicas terapêuticas apropriadas para minimizar o sofrimento físico e psicológico respeitando a individualidade e cultura de cada adolescente e família, preparando-a para os procedimentos invasivos a partir de brincadeiras dentro do ambiente hospitalar, para que estas possam se expressar livremente. [...] Assim, percebe-se uma imperiosa necessidade de desenvolver, implementar e avaliar intervenções que possam minorar a tensão e o estresse para os adolescentes, como também melhorar a sua capacidade de lidar com os sentimentos e vivências negativas que permeiam a hospitalização e os procedimentos invasivos (BRUM, et al., 2021). [...] A utilização das metodologias educativas, lúdicas, atreladas ao cuidado de enfermagem para adolescentes hospitalizados representa uma valorosa estratégia assistencial de humanização, oportunizando uma possibilidade ímpar no enfrentamento de eventos adversos ocasionados pela hospitalização infantil. […] Assim, uma das possibilidades de promover a saúde do adolescente hospitalizado é por meio de práticas educativas, lúdicas. Nesse contexto, a equipe de Enfermagem, tem a possibilidade de realizar uma abordagem que facilite o estabelecimento da confiança para com o adolescente e seus familiares aliando preceitos como a própria compreensão de si e que auxiliem na percepção dos processos de cuidado e do mundo em direção a sua autonomia como exposto por Freire (1996), que é necessário atentar para uma relação dialógica nos espaços de aprendizado. Destaca-se aqui que o próprio hospital pode ser vislumbrado como um espaço de ensino-aprendizado em que o cuidado se materializa como possibilidade dialógica em seu mundo de existir em uma relação permanente do cuidado de si e do outro. [...]. As inquietações sobre o tema proposto emergiram a partir de vivências e experiências oriundas das atividades profissionais, especialmente como docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, ao ministrar um Componente Curricular que aborda os cuidados em hebiatria hospitalar. Somado a isso, as atividades extensionistas em que as práticas educativas, lúdicas, permeiam o cuidado a esses sujeitos. Nestes momentos destinados as ações extensionistas são realizados projetos com o uso dos palhaços, a cinoterapia e o brinquedo terapêutico (CHIAVON, et al., 2021; BRUM, et al., 2021; WALTER, et al., 2021). Os programas são realizados há 6 anos e a partir dos encontros obteve-se avaliações positivas quanto as mudanças no cenário hospitalar após as realizações das práticas educativas, lúdicas. Mediante a este cenário, emergiu a seguinte questão de pesquisa: como os enfermeiros percebem as práticas educativas lúdicas como promotoras da saúde do adolescente durante o processo de hospitalização?
Palavras-chave: Hebiatria
Adolescentes
Humanização da assistência
Hospitalização
Ludoterapia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6151
Data do documento: 2022
Título da pesquisa : Compreensão dos enfermeiros sobre as práticas educativas, lúdicas, como promotoras da saúde do adolescente durante o processo de hospitalização
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