Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6162
Tipo: Monografia
Título: O ensino de latim do Brasil após a LDB de 1961: uma análise sobre as causas da sua exclusão e a história da opinião pública através dos jornais das décadas de 1950-1990
Autor(es): Budini, Eduardo Davi
Primeiro Orientador: Klein, Caroline Rippe de Mello
Primeiro membro da banca: Severo, Gerson Egas
Segundo membro da banca: Bittencourt, Paulo José Sá
Resumo: A exclusão do ensino de latim, nas escolas de educação básica do Brasil, após as promulgações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, Lei Nº 5.692 de 1971 e seus pareceres, perdura até a atualidade. Por isso, investiga-se as causas, ligadas ou não ao estabelecimento destas leis, que contribuíram para a manutenção da exclusão do ensino de latim do currículo escolar brasileiro. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal observar os fatos que fizeram o ensino de latim manter-se fora do seu posto tradicional de mais de quatrocentos anos na educação básica brasileira, desde que a LDB de 1961 foi promulgada. Para tanto, se faz necessário pesquisar sobre como fora o ensino de latim no período do escolasticismo e humanismo, e as suas relações com a ciência moderna e as formas da modernidade de enxergar a educação, o homem e o mundo; relatar as reformas educacionais no Brasil e como o ensino de latim se encaixou nelas; descrever quais foram os impactos da LDB de 1961, da Lei Nº 5.692 de 1971 e seus pareceres posteriores; identificar qual era a opinião pública, dos intelectuais da época, nos jornais, sobre o ensino de latim na educação básica, e definir se ela contribuiu para a manutenção da exclusão do latim da educação básica; discutir sobre o estado atual do ensino de latim no Brasil. A metodologia deste trabalho faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, esta última baseia-se no conceito de História da Cultura Escrita. Em vários capítulos é comentado sobre a associação do latim com o humanismo e sobre como o ensino clássico se “modernizou”, e justamente é a modernidade o principal dos obstáculos para a conservação do latim nos currículos escolares, em seguida vêm a péssima preparação dos professores, a falta de formação de latinistas nas universidades, a inexistência de um “motivo” convincente e/ou um explicação científica para se ensinar latim no secundário – o que acabava gerando o desinteresse pela matéria dos alunos e dos responsáveis pela educação no país –, a decisão da Igreja sobre a missa acontecer em vernáculo e as renovações pedagógicas. A hipótese inicial da pesquisa era de que existiam outras explicações para a queda do latim além da promulgação das leis, a qual é confirmada, já que havia, anteriormente às leis, um movimento mundial de retrocesso dos estudos clássicos, e também, depois destas, novas causas mantinham o latim restrito às universidades. O objetivo geral foi atingido, porque a listagem de um bom número de acontecimentos e ideias que tiveram influência na manutenção da exclusão do latim do currículo escolar brasileiro serviu como resposta ao problema de pesquisa proposto
Abstract/Resumen: The exclusion of the teaching of Latin in basic education schools in Brazil after the enactment of the Law of Directives and Bases of Education of 1961, Law No. 5,692 of 1971 and its opinions, lasts until the present time. Hence, it is investigated the causes, linked or not to the establishment of these laws, who contributed to the maintenance of the exclusion of the teaching of Latin of the Brazilian school curriculum. Therefore, the main objective of the work is to observe the facts that made the teaching of Latin remain outside its traditional position of more than four hundred years in Brazilian basic education, since the LDB of 1961 was promulgated. Therefore, it is necessary to research on how the teaching of Latin was in the period of scholasticism and humanism, and the relations with the modern and the modernity's ways of seeing education, man and the world; to report on educational reforms in Brazil and how Latin teaching fit in; to describe what were the impacts of the LDB of 1961, of Law No. 5,692 of 1971 and subsequent opinions; to identify the public opinion, of the intellectuals of the time, in the newspapers, on the teaching of Latin in basic education, and to define whether it contributed to maintaining the exclusion of Latin from basic education; to discuss the current state of Latin teaching in Brazil. The methodology of this work uses bibliographic and documental research, the latter based on the concept of History of Written Culture. In several chapters, it is commented on the association of Latin with humanism and on how classical teaching was “modernized”, and it is precisely modernity that is the main obstacle to the conservation of Latin in the curricula, followed by a poor preparation of teachers, the lack of training of Latinists in universities, the inexistence of a convincing “reason” and/or a scientific explanation for teaching Latin in secondary schools – which ended up generating a lack of interest in the subject by students and those responsible for education in the country –, the Church's decision on mass taking place in the vernacular and the pedagogical renovations. The initial hypothesis of the research was that there were other explanations for the fall of Latin, in addition to the enactment of laws, which is confirmed, since there was, before the laws, a worldwide movement of retrogression of classical studies, and also, after these, new causes maintained Latin restricted to universities. The general objective was achieved, because the listing of a good number of events and ideas that had an influence on maintaining the exclusion of Latin from the Brazilian school curriculum served as an answer to the proposed research problem.
Palavras-chave: ensino de latim
humanismo
modernidade
História da Cultura Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6162
Data do documento: Out-2022
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUDINI.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.