Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6173
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de educação infantil na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU): o acesso das crianças de zero a 3 anos
Autor(es): Betiatto, Sandra
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Siqueira, Rosimar Serena
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: Este trabalho trata-se de um projeto de dissertação submetido para qualificação no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos Políticas e Gestão Educacionais. A temática desta dissertação é voltada às Políticas Públicas de Educação Infantil, sendo que o grande desafio dos municípios é atender toda demanda existente das crianças de 0 a 3 anos. Partindo desse conjunto de elementos, emerge o problema da atual investigação: Como os municípios da região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), no estado do Rio Grande do Sul, estão atendendo a necessidade existente por vagas na Educação Infantil? Nessa perspectiva, com o intuito de contribuir com o campo de pesquisas voltadas às especificidades que envolvem a temática, definiu-se como objetivo analisar as principais propostas e desafios dos municípios que compõem a região da AMAU no que diz respeito à garantia de oferta de vagas na Educação Infantil e aprofundar estudos sobre a legislação vigente, reconhecendo a importância das políticas públicas para o atendimento dos direitos dos cidadãos, em especial o acesso à educação, mais especificamente à Educação Infantil de zero a três anos. Quanto à sua natureza, a presente pesquisa classifica-se como pesquisa quantitativa e, posteriormente qualitativa. A investigação será desenvolvida em etapas. A primeira diz respeito ao levantamento bibliográfico sobre a temática e a obtenção de bibliografia que discorra sobre políticas públicas e educação infantil, também pesquisas em plataformas como SIOPE, FNDE, AMAU, IBGE. Na segunda etapa será realizado um questionário envolvendo as Secretárias de Educação dos 32 municípios da região da AMAU buscando responder às seguintes perguntas: Como os municípios da região do Alto Uruguai estão cumprindo com suas responsabilidades legais quanto à educação infantil? Quais as principais dificuldades e quais as práticas exitosas identificadas pelos municípios? Estes dados servirão para identificar e selecionar ações dos municípios que tenham apresentado práticas exitosas no que diz respeito a atender a demanda da falta de vagas para crianças de zero a três anos nas Escolas de Educação Infantil. Para a realização da pesquisa, optou-se pelo questionário no modelo Google Forms encaminhado aos endereços eletrônicos dos participantes, disponibilizadoss para os secretários de educação dos municípios que fazem parte da região da AMAU. Os resultados dessa pesquisa foram alcançados mediante a tabulação e interpretação com base na teoria de Bardin (1997). Os dados possibilitaram compreender se as hipóteses em relação à pesquisa estavam corretas. Para interpretar os dados, foi utilizada a tabulação por meios eletrônicos. Para análise dos dados, foram utilizados o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo de Laurence Bardin apresentando três finalidades: estabelecer uma compreensão dos dados coletados, selecionar os municípios com experiências exitosas e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Conclusão emergirá da análise e interpretação dos dados, com intuito de elencar as propostas exitosas como possibilidade de garantir a ampliação do atendimento da Educação Infantil. O resultado será compartilhado com os municípios que atendem essa etapa da Educação Infantil.
Abstract/Resumen: This work is a dissertation project submitted for qualification in the Strictu Sensu Professional Master’s Graduate Program in Education at UFFS - Campus Erechim, in the Research Line Pedagogical Processes, Policies and Educational Management. The theme of this dissertation is focused on Public Policies for Early Childhood Education. The great challenge of the municipalities is to meet all the existing demand of children from 0 to 3 years old. Based on this set of elements, the problem of the current investigation emerges: how the municipalities of the region of the Associação dos Municípios do Alto Uruguai, (AMAU), in the state of Rio Grande do Sul, have met the existing need for vacancies in Early Childhood Education. In this perspective, in order to contribute to the field of research focused on the specificities that involve the theme, we define as objective to analyze the main implications and challenges of the municipalities that make up the region of AMAU with regard to ensuring the offer of vacancies in Early Childhood Education.To deepen studies on the current legislation and recognize the importance of public policies for the fulfillment of citizens' rights, in particular the access to education, more specifically to Early Childhood Education from zero to three years old. As for its nature, this research is classified as quantitative and qualitative research. The investigation will be developed in stages. The first concerns the bibliographical survey on the theme and the obtaining of literature that discusses public policies and early childhood education. In the second stage, a questionnaire involving the Departments of Education of the 32 municipalities of the region of AMAU will be carried out to answer the following questions: How are municipalities in the Alto Uruguai region complying with their legal responsibilities regarding early childhood education? What are the main difficulties and what are the successful practices identified by the municipalities? These data will be used to identify and select the actions of the municipalities that have shown successful practices with regard to meeting the demand for vacancies for children from zero to three years old in Early Childhood Education Schools. In order to carry out the research, a questionnaire in the Google Forms model was chosen and forwarded to the participants' electronic addresses, which will be made available to the secretaries of education of the municipalities that are part of the region of AMAU. The results of this research will be achieved through tabulation and interpretation based on Bardin's theory (1997). These data will help to understand whether the hypotheses regarding the research were correct. To interpret the data, electronic tabulation will be used. For data analysis, the hypothetical-deductive method and Laurence Bardim's content analysis were used with three purposes: to establish understanding of the collected data, to select the municipalities with successful experiences, and to expand the knowledge about the subject researched. Conclusion will emerge from the analysis and interpretation of the data, with the intention of listing the successful proposals as a possibility of guaranteeing the expansion of services in Early Childhood Education. The result will be shared with the municipalities that meet this stage of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Políticas Públicas
Democratização
Oferta de vagas
Região Norte do Rio Grande do Sul
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6173
Data do documento: Nov-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BETIATTO.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.