Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Batista, Jeize de Fátima-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Cecília Teixeira-
dc.contributor.referee2Paz, Demétrio Alves-
dc.creatorRamos, Ana Paula do Carmo Schuh-
dc.date2022-08-16-
dc.date.accessioned2022-12-14T12:54:44Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-12-14T12:54:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6182-
dc.description.abstractEl objetivo principal de este trabajo es discutir las potencialidades pedagógicas del género textual cuento en las clases de Lengua Portuguesa. En este sentido, desarrollamos una unidad didáctica para utilizar el género en las clases a partir de los cuentos "As mãos dos pretos", de Luís Bernardo Honwana, y "O Pecado", de Lima Barreto. Por medio de estos cuentos, reflexionamos la cuestión del racismo. La unidad didáctica, desarrollada para las clases de Lengua Portuguesa, se aplicó en una clase de 8º grado de una escuela pública de Cerro Largo, en Río Grande do Sul. Las clases se llevaron a cabo a través de la asignatura Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa IV, ofrecida en la 9ª fase del curso de Licenciatura en Letras: Português e Espanhol, de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo. Esta práctica buscó incentivar la participación efectiva de los alumnos en las actividades realizadas durante las clases, cuyo objetivo fue la constitución del alumno como sujeto. Los autores Bakhtin (2011), Cândido (1972), Geraldi (2006), Marcuschi (2008), Paz (2015, 2016), Paz; Berned (2021) y Fuzer; Weber (2012), fueron el soporte del trabajo. También se observaron los PCN (1998) y el BNCC (2017), documentos que rigen los planes de estudio. La investigación realizada, proponiendo el diálogo entre la secuencia didáctica y los aportes teóricos, permitió el logro del objetivo que el trabajo pretendía, destacando la importancia de trabajar el género textual cuento y, a partir de él, el tema del racismo, reforzando que las classes son espacios importantes de apoyo en la construcción del alumno como sujeto.pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste trabalho consiste em discutir as potencialidades pedagógicas do gênero textual conto, nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, desenvolvemos uma unidade didática direcionada ao uso do gênero em sala de aula a partir dos contos “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana, e “O Pecado”, de Lima Barreto. Por meio destes contos, refletimos acerca da temática do racismo. A unidade didática, elaborada para as aulas de Língua Portuguesa, foi aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual no município de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. As aulas aconteceram através do Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa IV, ofertado na 9ª fase do curso de Letras: Português e Espanhol Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Esta prática buscou instigar os estudantes a participarem efetivamente das atividades realizadas durante as aulas, tendo como objetivo a constituição do aluno como sujeito. Foram aportes para o trabalho os autores Bakhtin (2011), Cândido (1972), Geraldi (2006), Marcuschi (2008), Paz (2015, 2016) Paz; Berned (2021) e Fuzer; Weber (2012). Observamos, ainda, os PCNs (1998) e a BNCC (2017), documentos que regem os currículos escolares. A pesquisa realizada, promovendo o diálogo entre a sequência didática e as contribuições teóricas, possibilitou o alcance do objetivo que o trabalho almejava, ressaltando a importância de trabalhar o gênero textual conto e, a partir dele, o tema racismo, reforçando que a sala de aula é um importante espaço de apoio na construção do aluno como sujeito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-12-12T19:47:11Z No. of bitstreams: 1 RAMOS.pdf: 1499592 bytes, checksum: 23734f6378302369428f3d06448df0ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-14T12:54:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAMOS.pdf: 1499592 bytes, checksum: 23734f6378302369428f3d06448df0ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T12:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAMOS.pdf: 1499592 bytes, checksum: 23734f6378302369428f3d06448df0ca (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.titleA contribuição do gênero textual conto e da temática racismo para a formação do aluno como sujeitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.