Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Neitzel, Odair | - |
dc.contributor.referee1 | Mass, Olmaro Paulo | - |
dc.contributor.referee2 | Picoli, Bruno Antonio | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.creator | Silva, Pedro Almeida da | - |
dc.date | 2022-11-09 | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T14:20:10Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14 | - |
dc.date.available | 2022-12-16T14:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6190 | - |
dc.description.abstract | The Landless Rural Workers Movement (MST) has been the object of research in different areas of science. It is an important organization for the peasantry and for reflections on Brazilian agrarian and educational problems. Its genesis came from the combination of different peasant struggles spread throughout Brazil, and the inspiration of the biblical exodus. In 2022, the MST completed thirty-eight years of resistance in the countryside. During these years, it transformed and added new ideas, accompanying social changes and struggles for land, education and the rights of rural workers. Throughout its history, the MST incorporated its struggle, the mystique, a practice inherited from the Catholic Church. A force that animates, educates, politicizes and raises the awareness of its members for collective actions. Due to these qualities, mystique is seen as one of the educational pillars of the MST. The research aims to investigate the formative process of the MST. And, to what extent does mystique contribute to the awareness of its members, to the construction of the common. Therefore, the following question is asked in this investigation: how does mystique affect the change in the movement's members' mentality so that the common thing happens? This investigation starts from the historical aspects of the MST, until the moment when it was realized that it was no use just having the land, education was necessary to be able to advance in the negotiations. For these advances, the MST created the Education Sector, which published the Cadernos de Educação to support educational activities and negotiations with government authorities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido objeto de pesquisa em diferentes áreas da ciência. É uma organização importante para o campesinato e para as reflexões acerca dos problemas agrários brasileiros e educacionais. Sua gênese se deu a partir da junção de diferentes lutas camponesas difundidas pelo Brasil, e da inspiração do êxodo bíblico. Em 2022, o MST completou trinta e oito anos de resistência no campo. Durante esses anos se transformou e agregou novas ideias, acompanhando as mudanças sociais e as lutas por terra, educação e direitos dos trabalhadores do campo. Ao longo de sua história o MST incorporou a sua luta, a mística, prática herdada da Igreja Católica. Força que anima, educa, politiza e conscientiza os seus integrantes para as ações coletivas. Por esses qualitativos a mística é vista como um dos pilares educativos do MST. A pesquisa objetiva investigar o processo formativo do MST. E, em que medida a mística contribui para a conscientização dos seus integrantes, para a construção do comum. Por isso, se pergunta nessa investigação: como a mística incide na mudança de mentalidade dos integrantes do movimento para que o comum aconteça? Essa investigação parte dos aspectos históricos do MST, até o momento que se percebeu que não adiantava ter apenas a posse da terra, era necessário a educação para poder avançar nas negociações. Para esses avanços, o MST criou o Setor de Educação que publicou os Cadernos de Educação como suporte às atividades educativas, e negociativas com as autoridades governamentais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-12-14T19:53:40Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2320580 bytes, checksum: f74b436f648efcdd993bced8d4dcd087 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-16T14:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2320580 bytes, checksum: f74b436f648efcdd993bced8d4dcd087 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-16T14:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2320580 bytes, checksum: f74b436f648efcdd993bced8d4dcd087 (MD5) Previous issue date: 2022-11-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Sem-Terra | pt_BR |
dc.subject | Politização | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Coletivismo | pt_BR |
dc.title | A mística como princípio constitutivo do comum no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.