Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paz, Demétrio Alves-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee2Batista, Jeize de Fátima-
dc.creatorMarques, Marcos Ledesma-
dc.date2022-08-17-
dc.date.accessioned2022-12-16T16:57:09Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-12-16T16:57:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196-
dc.description.abstractEl presente trabajo describe actividades realizadas en el aula con una clase de primaria, durante la ejecución del Programa de Residencia Pedagógica. El objetivo es relatar las prácticas de textos literarios en el aula, presentando las impresiones y resultados obtenidos a partir de las actividades que involucraron el género lírico y tuvieron como concepto teórico la alfabetización literaria. Para ello, se describen las actividades que involucraron las etapas de planificación, preparación y ejecución del plan de estudios pensado y elaborado para ser aplicado en la escuela. Luego, se presentan consideraciones en relación a los objetivos que se pretendían alcanzar y los resultados obtenidos con las prácticas literarias. Finalmente, se constata que las prácticas literarias que involucran el género lírico son una gran herramienta para que la escuela cumpla con sus principales funciones, desde el punto de vista de la alfabetización literaria: el desarrollo de la competencia lectora y la formación de futuros lectores.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve atividades realizadas em sala de aula junto a uma turma do ensino fundamental, durante a execução do Programa Residência Pedagógica. O objetivo é relatar as práticas de textos literários em sala de aula, apresentando as impressões e resultados obtidos a partir das atividades que envolveram o gênero lírico e tiveram como conceito teórico o letramento literário. Para tanto, são descritas as atividades que envolveram as etapas de planejamento, preparação e execução do plano de aula, pensado e elaborado para ser aplicado na escola. Em seguida, são apresentadas ponderações em relação aos objetivos que se pretendia alcançar e aos resultados obtidos com as práticas literárias. Finalmente, constata-se que as práticas literárias que envolvem o gênero lírico são uma ótima ferramenta para que a escola cumpra com aquelas que são as suas principais funções sob o ponto de vista do letramento literário: o desenvolvimento da competência da leitura e formação de futuros leitores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-12-14T19:29:00Z No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 989678 bytes, checksum: 99eeeb2693991e5cc452cf5dc243c9f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-16T16:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 989678 bytes, checksum: 99eeeb2693991e5cc452cf5dc243c9f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T16:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 989678 bytes, checksum: 99eeeb2693991e5cc452cf5dc243c9f1 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titlePráticas literárias em sala de aula: o gênero líricopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES.pdf966,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.